domingo, 17 de novembro de 2013

“Não pode pegar, pois a criança acostuma no colo”

Algumas professoras de crianças pequenas possuem esta atitude no período de adaptação dos pequenos na creche. Perguntaram-me sobre o que eu achava sobre isto. Aqui vai a resposta.

Eu aconselho exatamente o contrário, neste período de adaptação a criança precisa se sentir segura e amada no local que não estava acostumada a frequentar. Todo o carinho e atenção são necessários para que esta fase seja a mais tranquila possível. Se for necessário pegar no colo, pegue-a. Alguns professores não permitem que nem as auxiliares tenham este procedimento de acolhimento, pois temem que se a criança for ao colo poderá querer o mesmo o tempo todo e como são muitas as crianças acham inviável a atitude.

É uma pena quando isto acontece, pois vejo que os adultos exigem das crianças atitudes e comportamentos de sofrimento para elas. Mas também entendo os professores, porque ninguém passa para o outro aquilo que não tem; então como ter carinho por este ser em formação se não possuem nem por si mesmos?


Quantos adultos não gostariam de ter o colinho de uma pessoa para se sentirem aconchegados e amados? Como é gostoso poder sentir um cafuné de alguém! Então, professores, pensem e repensem em suas atitudes. As crianças possuem apenas dois, três anos, elas necessitam de amor e atenção, ainda mais quando estão num ambiente novo, totalmente estranho. De zero a sete anos as crianças formam a base de sua autoestima e para isto necessitam de adultos que contribuam para isto. Repensem suas atitudes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário