terça-feira, 26 de novembro de 2013

Perdeu no jogo: “o importante é competir”

Muitos adultos, pais e/ou professores, consolam seus filhos (as) e alunos (as) quando alguém perde em alguma competição e verbalizam frases como a do título ou até mesmo “nem sempre ganhamos, nem sempre perdemos” ou ainda “na vida ganhamos e perdemos”.

Estas frases de consolo precisam ser mais bem explicitadas. Por que no lugar de consolar, vocês não ensinam as crianças a criar estratégias de jogo para ganhar? Por que não ensinam a observar e analisar o ganhador para ver quais são seus comportamentos para que chegue ao resultado esperado? Eduque e ensine a ser um vencedor!

Ayrton Senna era um grande piloto em dias de chuva. Em uma entrevista de sua irmã (Viviane Senna) para o programa da Fátima Bernardes no Dia das Crianças revelou que ele treinava muito com seu kart quando criança em dias de chuva. Ela disse: “O Ayrton quando chovia ia para o autódromo de Interlagos treinar, ele vinha todo molhado para casa”. É neste sentido que digo: todo vencedor tem treino e estratégias para vencer, isto faz toda a diferença. Em vez de “eu não consigo ou preciso de sorte para vencer”, “o que eu tenho que fazer para ganhar” é a ideia que quero que vocês entendam isto faz toda a diferença na educação e no ensino de uma pessoa em formação. A criança levará este comportamento para o resto da sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário