sexta-feira, 1 de novembro de 2013

“Saia do banho já! Pensa que tenho uma árvore de dinheiro para pagar a conta de luz?”

 Esta frase é muito comum de ser ouvida em alguns lares, mas precisamos refletir sobre isto direito. Quando os filhos são bebê, os adultos dão banho nas crianças na banheira, seguram, passam sabonete, shampoo, ou seja, controlam o tempo do banho do bebê.

Quando a criança cresce um pouquinho e já fica sentada sem perigos maiores, nós, adultos, deixamos que elas fiquem brincando com a água na banheira por um bom tempo, assim enquanto eles ficam “quietos”   podemos fazer serviços. Muitas vezes a água esfria, mas a mãe insiste dando brinquedos de plásticos, livros infantis, ou seja, incentiva que elas gostem de água, de banho.

Quando as crianças já conseguem tomar banho em pé  e sozinhas, começa a ladainha... Educamos e ensinamos as crianças a gostarem de tomar banho, deixamos horas elas lá na banheira. Elas então aprendem a ficar tomando banho por um bom tempo, mas depois quando maiores brigamos por que o chuveiro está ligado e desperdiçando água.

Pode uma coisa destas? Prestem atenção: ensinam uma coisa em uma determinada idade e depois outra quando gostam do que fazem? A culpa do banho demorado é de vocês, adultos, que ensinam isto para seus filhos (as) e depois falam mal, brigam ou até mesmo batem nos pequenos quando eles demoram no banho. Reflitam sobre o que ensinam, antes de cobrar comportamentos dos pequenos... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário