terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Como ajudar as crianças nas conquistas espaciais no primeiro ano de vida?

O primeiro ano de vida é marcado pelas conquistas espaciais das crianças; com ele, inicia-se o processo de sentar, engatinhar e andar. Isto deve ser levado em consideração pelos pais e professores de educação infantil.

Não se deve deixar a criança em bebês-conforto o tempo todo! Claro que isto é mais fácil, principalmente quando se quer que elas fiquem seguras para que vocês possam realizar outras tarefas, mas pode ser muito prejudicial para os pequenos. Crianças precisam se movimentar, rolar, sentar, engatinhar e iniciar o processo do andar. Criança precisa se exercitar, se mover, descobrir que pode e que deve conquistar seus espaços. E como isto poderá acontecer se ela ficar amarrada ─ para não cair─ em um bebê-conforto por muito tempo?

Algumas creches deixam por horas os bebês neste objeto, ou em carrinhos, porque como são muitas crianças elas precisam que todos fiquem seguros enquanto trocam ou alimentam os outros. Mas isto poderá atrapalhar o desenvolvimento motor da criança que precisa aprender a adquirir movimentos. Se na creche os professores não estimulam esta conquista e em casa também não, como poderá se exercitar uma criança pequena?   Quanto tempo desperdiçado que poderia ser usado de forma correta? Mas não sobra tempo...


Tenha tempo para seu filho (a)/aluno (a) quando pequenos, ou poderá ter perdas de tempo quando estes forem maiores, tendo que buscar ajudas de terapeutas e médicos. Pouca motricidade, nesta idade, poderá acarretar perdas neurológicas importantes que poderão influenciar até mesmo no processo de alfabetização desta criança, ou até mesmo nos aspectos de atenção, concentração, discernimento, dentre outros.  A responsabilidade com a formação motora, (física), social e psicológica das crianças de zero a sete anos é enorme; depois, não adianta chorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário