terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Minha mãe falou para você pagar a pensão, senão ela vai te colocar na cadeia

Ouvi esta frase da boquinha de uma criança de 6 anos de idade, quando esta foi pega pelo pai para passear. Fiquei triste por que a mãe estava fazendo da filha garota de recados e, pior ainda, imagino como esta criança estava se sentindo na obrigação de verbalizar esta frase e de imaginar o pai indo para a cadeia! Possivelmente a mãe deveria estar fazendo ameaças e/ou chantagens para que a criança verbalizasse isto. Às vezes fico pensando como uma mãe desta diz que ama seu filho (a), se não está preocupada com o emocional da criança. Se para nós, adultos, muitas vezes é difícil separar a emoção da razão, imagine para uma criança que ainda está aprendendo a lidar com as mesmas.

Muitas vezes a criança não vai bem na escola por que possui problemas sérios em casa, de relacionamento entre os pais. Quando dizemos que a criança pode bloquear seu aprendizado por conta do emocional, quero dizer que seu pensamento não estará voltado para a aprendizagem dos conteúdos, mas sim para os problemas dos adultos, e isto poderá prejudicá-la nos estudos. A criança não pode ser afetada pela relação dos adultos (pai e mãe). Ela não pode ser o pombo correio se a pensão está atrasada por algum motivo ou por outro!

Mãe: se você  não quer falar isto com seu ex-cônjugue, procure um advogado, mas não use a criança.  Ela precisa ter paz para aprender e ser feliz, independente dos motivos de desafeto entre os adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário