Nem
sempre os pais e professores percebem que podem se utilizar de qualquer
situação para tornar uma aprendizagem significativa; vou dar um exemplo
do que quero dizer. Quando uma criança derruba um copo, um prato, uma xícara ou
até mesmo outro utensílio de vidro, e este se quebrar, no lugar dos adultos
darem bronca, xingar, brigar ou até mesmo bater ─ já que isto acontece em
algumas casas ─ que tal usar desta situação para educar e ensinar à
criança que vidro quebra, e que outros materiais como o plástico, por exemplo,
não quebram?
Neste
momento que é a hora de vivenciar, de experimentar novas aprendizagens,
peça à criança que derrube um utensílio de plástico e que perceba as
diferenças entre o vidro e o plástico. Se quiserem, podem aproveitar ainda mais
a situação e irem além, podendo fazer uma pesquisa juntos, na internet, sobre de qual
material é feito o vidro e o plástico, levantem hipóteses de por quê o vidro
quebra e o plástico não, ou seja, levantem a problemática, pesquisem e cheguem
a conclusões lógicas; este é o verdadeiro pensamento científico, de
curiosidade, de levantamento de problemas, de pesquisa e de
conclusões.
Se
tiverem este pensamento e ação, com certeza as crianças aprenderão com
significado algo que faz parte de sua realidade prática, concreta e real;
além disso, você conseguirá evitar uma série de transtornos de relacionamento
entre a criança e você, podendo criar um vínculo de aprendizagem muito
importante para ambos. Uma situação que anteriormente poderia ser de
bronca (ás vezes traumática), se transforma em aprendizado. Para isto, conte
até 10 se for o caso, mas não brigue e sim eduque!
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