quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Como transformar uma situação qualquer em aprendizagem?

Nem sempre os pais e professores percebem que podem se utilizar de qualquer situação para  tornar uma aprendizagem significativa; vou dar um exemplo do que quero dizer. Quando uma criança derruba um copo, um prato, uma xícara ou até mesmo outro utensílio de vidro, e este se quebrar, no lugar dos adultos darem bronca, xingar, brigar ou até mesmo bater ─ já que isto acontece em algumas casas ─ que tal usar desta situação  para  educar e ensinar à criança que vidro quebra, e que outros materiais como o plástico, por exemplo, não quebram?

Neste momento que é  a hora de vivenciar, de experimentar novas aprendizagens, peça  à criança que derrube um utensílio de plástico e que perceba as diferenças entre o vidro e o plástico. Se quiserem, podem aproveitar ainda mais a situação e irem além, podendo fazer uma pesquisa juntos, na internet, sobre de qual material é feito o vidro e o plástico, levantem hipóteses de por quê o vidro quebra e o plástico não, ou seja, levantem a problemática, pesquisem e cheguem a conclusões lógicas;  este é o verdadeiro pensamento científico, de curiosidade, de levantamento de problemas, de pesquisa e de conclusões.  


Se tiverem este pensamento e ação, com certeza as crianças aprenderão com significado algo  que faz parte de sua realidade prática, concreta e real; além disso, você conseguirá evitar uma série de transtornos de relacionamento entre a criança e você, podendo criar um vínculo de aprendizagem muito importante para ambos. Uma situação que anteriormente poderia  ser de bronca (ás vezes traumática), se transforma em aprendizado. Para isto, conte até 10 se for o caso, mas não brigue e sim eduque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário