sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Crianças muito ocupadas: rotina estressante

Alguns pais acham que ocupar os filhos (as) o tempo todo ajudam no seu desenvolvimento físico, mental, social e psicológico. Conheço crianças que frequentam escolas em um período e no outro todos os dias têm atividades complementares, quer sejam aulas de esporte, de música, ballet, inglês, etc. A criança muitas vezes não gosta de alguma atividade, mas faz por que os pais a obriga; isto não ajuda em nada no seu desenvolvimento, pelo contrário, poderá causar prejuízos e frustrações.

Fazer algo somente para agradar alguém não contribui em nada para a autoestima da criança, mas vocês devem estar se perguntando, mas uma criança sabe o que ela gosta e o que não gosta com tão pouca idade? O correto é deixá-la experimentar e, se for da sua vontade, continuar a fazer  o esporte ou atividade escolhida, se assim ela quiser, mas não por obrigação. Estas atividades devem ser prazerosas para a criança e não algo chato e cansativo somente por que os pais exigem.


Outra coisa importante de ser lembrada é que existem crianças que estão ficando estressadas muito cedo, muito antes do que a vida viria a lhes cobrar com relação a estudos ou outras funções que o jovem adolescente começa a ter;   em outras gerações isto não acontecia, e agora está acontecendo  ─ e muito! Reveja a rotina das crianças e deixe-as que falem de suas escolhas, de suas vontades  e, por favor, não projete em seus filhos (as) algo que você não conseguiu ser; deixem-nos que sejam eles mesmos, pois, somente assim serão livres e felizes para fazer suas escolhas. Acompanhe, esteja junto, mas não imponha. Saiba que limitar ou acabar com a espontaneidade de uma criança é impedir que ela se torne um adolescente forte e um adulto seguro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário