quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O que não mata, engorda!

Uma mãe disse esta frase para sua filha quando caiu um biscoito de sua mão.  Como a criança começou a chorar porque havia caído no chão, a mãe, irritada, disse:  pegue e coma e pare de chorar. E a criança dizia, mas caiu no chão, está sujo agora, e a mãe, depressa, para resolver o problema, verbalizou o título deste texto.

Olhem as contradições ensinadas a esta criança; vamos analisar a cena. Se a criança chorou é porque a mãe, ou outro adulto, já haviam dito em outra ocasião que não se podia comer nada que caísse no chão; ora, se isto fosse normal a criança não choraria, pegaria o biscoito e o comeria sem problemas; mas não foi isto o que aconteceu.

Ou você permite que a criança coma coisas que caiam no chão, ou não! Mas ser contraditório é muito ruim, ensina a dúvida e não dá segurança alguma para a criança. Além do mais, este jargão, muito utilizado em nossa cultura, também não ajuda em nada a explicar o porquê se pode ou não se pode comer algo que cai no chão e, dependendo da idade a criança, ela não irá entender o que isto significa.

A irritação da mãe também em nada ajudou porque causou mais transtornos ainda, e a criança chorava muito. Pensemos e repensemos em nossas atitudes com os pequenos; somos nós que educamos de maneira equivocada as crianças e depois reclamamos de seus  comportamentos. E o interessante é  que  elas aprendem com o meio onde  vivem; ninguém nasce sabendo o que pode e o que não pode comer quando a comida cai no chão. Pensem bem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário