quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Como estimular a linguagem da criança?

Por volta dos dois anos de idade ocorre o que nós, especialistas, chamamos de explosão  linguística. A criança aprende a falar, já que esta é a fase da comunicação. Para que isto aconteça de forma saudável é, necessário que os adultos estimulem este período conversando muito com a criança. Ela precisa de estímulos e de exemplos, ou seja, precisa de pessoas que conversem com ela, que ouçam outras pessoas falarem para aprender o nome das coisas, que palavras novas são essas e como é que elas são pronunciadas.

Neste período, os adultos não devem falar palavras erradas ou fazer muito uso de diminutivos. Vou dar um exemplo: se a criança pronuncia dado como sendo seu brinquedo, o adulto não deve dizer outra palavra,por exemplo se a criança pronunciar ado, mas sim:  você quer seu brinquedo, este se chama dado?


O aparato fonoaudiológico da criança não está todo formado neste período da vida e, por conta disto, a sua pronúncia não é a mais correta; porém, o adulto já está com seu aparato formado e não deve falar errado por que ele será a pessoa que servirá de modelo à criança nessa fase de aprendizado. Nós, muitas vezes, achamos bonito repetir a fala errada da criança, mas, por favor, não tenham este procedimento! Ela precisa aprender a fala social e, dado é dado e não ado. Falem de forma correta, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário