terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quando eu crescer, quero ser professora para mandar em tudo!

A fala desta criança de 5 anos que está na educação infantil, mas que no próximo ano estará indo para o ensino fundamental, revela como é sua professora e que imagem a mesma faz desta profissão, ou seja, ela deve ser uma  professora extremamente autoritária e mandona! Fico imaginando como seria a convivência com uma professora que não oferece tempo e nem espaço para que as crianças façam as suas próprias escolhas.

Além de autoritária, esta professora não deve enxergar nas crianças competências e habilidades próprias desta idade; neste sentido, deve propor, em suas aulas, atividades e/ou situações significativas, mas totalmente programadas e direcionadas ─ engessadas, mesmo! ─ sem que as crianças possam escolher, optar e decidir algo em termos de votação. A disciplina, neste caso, parece ser bastante rígida, valorizada, e cobrada por todo o tempo!


Fico imaginando como formar pessoas democráticas, que saibam escolher o que é bom para si e para os outros, com esse tipo de atitude em sala de aula/espaço de referência, por parte desta professora. Indaguei à mãe da criança quanto tempo seu filho passa na escola, e a mãe me respondeu que é o dia todo, que é em período integral! E depois, reclamamos de nossos jovens e adultos que estão perdidos, que se deixam levar pelas mídias e propagandas de consumo, que não conseguem refletir, que não sabem pensar, escolher e decidir de forma saudável, real, independente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário