sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Obediência por medo

Muitos pais exigem das crianças obediência por meio do medo, com ameaças e xingamentos. Isto não é o mais correto! A criança precisa entender o porquê de seus atos e, para isto, o diálogo é o mais viável! Mas... como conversar, se não sabemos o que, como e nem por que conversar? Grande parte dos adultos que hoje são pais, quando crianças não foram educados desta forma, então, agora o que fazem é repetir o que receberam exercitando esse tipo de  comportamento. Mas nunca é tarde para novas aprendizagens. Se amarem verdadeiramente seus filhos (as), irão querer o melhor para eles, e isto requer sabedoria para lidar com os obstáculos que a vida nos impõe.

Experimentar, vivenciar o diálogo sem cobranças, sem broncas, ou xingamentos, sem sentimento de por que sou mais velho tenho a razão em tudo, isso não é tarefa fácil, mas é necessária e fundamental para os dias atuais. Muitas vezes reproduzimos comportamentos com as crianças que nossos pais fizeram conosco, e que já naquela época sabíamos que não gostávamos daquela maneira de agir, de ensinar... e aí fica a minha indagação:  será que hoje somos felizes, temos boa autoestima e nos consideramos pessoas de sucesso?


Antes de reproduzir comportamentos pense e reflita. O mundo, hoje, não é o mesmo de quando fomos educados; então, nem sempre o que nos ensinaram serve para os dias atuais. Rever isto é o primeiro passo para ser mais assertivo em suas atitudes com seus filhos atualmente. Além disso, pense bem antes de fazer algo que considere ruim ou errado. Educar é ser exemplo e, para isso, é necessário muita conversa, muito diálogo, muita consciência de seu papel na formação de outro ser humano que irá atuar em nossa sociedade futuramente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário