sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Isto, brinca com o sabonete, brinca!

A frase do título nos ilustra o começo de uma cena que irei descrevê-la para vocês. A criança brincava e se ensaboava toda no chuveiro, ria muito das bolas de sabão em seu corpo, brincava enquanto tomava banho, e dava para ver que a mesma tinha prazer em tomar banho e que estava se divertindo. A mãe, controladora e mandona, verbalizou além da frase do titulo: você pensa que tenho dinheiro para você ficar gastando, você está brincando com o sabonete, que lindo? A criança, sem jeito, se constrangeu e respondeu, mas não estou tomando banho com dinheiro, mas com sabonete. A mãe foi, então, em direção à criança, pegou o sabonete abruptamente de sua mão, guardou, e verbalizou em tom de grito: Agora chega! Toma este banho logo, saia daí imediatamente, senão vou te bater! A criança começou  a chorar.

A mãe nervosa ─  para não dizer, histérica ─ tirou o menino do banho com choro e tudo e deu-lhe umas palmadas no bumbum  ainda dizendo: isto é para você aprender a não me desobedecer! Pois bem, esta mãe causou somente problemas; se, depois, a criança não gostar mais de tomar banho, a causa disto será este comportamento totalmente inadequado.


A criança brincava, ria, se divertia enquanto tomava seu banho e a mãe estragou tudo com este comportamento errado.     Pior ainda, deu-lhe lição de moral dizendo coisas sem sentido! Educou, sim, com a agressão física e verbal, e não com carinho, respeito, consideração e  amor! Poderia ter falado, explicado de outra forma, se achou que a criança estava desperdiçando sabonete, já que existem muitas maneiras de se falar, ou melhor, de se educar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário