segunda-feira, 10 de março de 2014

Antes de sair, certifique-se se a criança não está com fome

Vejo algumas mães de primeira, ou até mesmo de segunda viagem, que precisam ser alertadas para algo que parece simples, mas que pode causar muito aborrecimento fora de casa. Para quê deixar acontecer situações como a que o título deste texto apresenta se com procedimentos simples é possível evitar problemas, ainda mais em público?

Estava em uma instituição de ensino que possui alunos desde a educação infantil até o ensino superior, quando uma mãe chegou com sua filha de mais ou menos uns 5 anos; a criança estava com fome e pediu para comer. Era a escola da criança e ela sabia que nela existia uma cantina. Pois bem, a mãe dizia à menina, “eu não trouxe dinheiro. Você não comeu em casa?” E a menina respondeu: “Não! você não me deu lanchinho, e saímos correndo”. A menina dizia a todo o momento que estava com fome e a mãe sem saber o quê fazer direito, resolveu sair e ir embora; falou para a professora que voltaria depois, noutro dia, por que a fulana está com muita fome e não pode esperar nem um pouquinho. Só que a fala da mãe era de raiva e indignação, dizendo com ironia para a criança.


Esta cena poderia ter sido evitada se a mãe tivesse acordado na hora, feito um lanchinho junto com a criança em casa, por que se ela estivesse com a barriga cheia, ela não iria ter fome, e não ficaria insistindo com a mãe. Se ela assim o fazia, era por que realmente queria e precisava comer. Percebi que não era birra, era fome mesmo! Mais uma vez percebo que estes problemas poderiam ser evitados se a mãe realmente estivesse sintonizada com a criança; mas o que ocorre é que muitas vezes as preocupações são outras e acabam se esquecendo que a criança deve ser a prioridade, uma vez que nasceu e que depende do adulto, no caso a mãe. Constrangimentos muitas vezes são causados pelos adultos ─ pior ainda ─ jogando toda a culpa nas crianças! Cuidado! Elas não nasceram sabendo e aprenderam tudo com os próprios adultos com quem elas convivem. É difícil ser exemplo, não basta apenas querer, mas mais do que isto, basta amar de verdade outro ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário