quarta-feira, 12 de março de 2014

Mãe projeta no filho a raiva do ex-marido

Infelizmente gostaria de não ter que contar esta história, mas ela pode acontecer com várias outras mulheres e famílias; então, vamos aos fatos. Uma mulher apanhava muito de seu ex-marido até resolver se separar e viver a sua vida. O filho ficou morando com a mãe, porém, este menino era muito parecido fisicamente com o pai. Este fato fazia com que a mãe SE lembrasse do ex-marido a todo instante, e isso a perturbava, embora ela não tivesse consciência.

Para piorar a situação, o menino tinha alguns comportamentos parecidos também com o pai, e a mãe não conseguia esquecer o trauma que tinha vivido com o ex-marido. Mas o que mais me impressionou nesta história é que ela não conseguia se aproximar do menino de 6 anos:  não brincava com o filho, não se interessava pela vida do garoto, somente cobrava por seus deslizes naturais de criança, chamando-lhe a atenção o tempo todo! Na realidade, ela expressava a raiva sentida pelo ex-marido e transferia isto para o menino, não conseguindo separar ─ internamente ─ essas duas pessoas, fazendo com que a relação com o filho se tornasse uma continuação do péssimo contato que foi a  vida que teve com o marido. Com isso, ofendia o filho de tal forma, como se estivesse projetando no menino toda a raiva sentida pelo ex-marido!


Bom, é claro que isto requer ajuda de um especialista, e de um tratamento psicológico bastante sério! Vejam que a criança não tem culpa de ser parecida fisicamente ─ e nem psicologicamente ─ com o pai, e a mãe precisa entender que as relações são totalmente diferentes. Mas o que eu quero deixar aqui, de alerta, é que se vocês passam por uma situação como esta, ou conhecem alguém que vive este dilema, procurem a ajuda de um médico, de uma psicóloga, porque a relação mãe e filho deve ser saudável, e não perturbada!  Ex-marido é ex-marido e filho é para sempre! Não projetem na criança relações conturbadas de marido e mulher! Se amam os seus filhos (as), entendam que eles precisam de afeto para se tornarem, futuramente, pessoas maduras e de sucesso, tanto profissionalmente quanto emocionalmente falando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário