quinta-feira, 20 de março de 2014

“Corre, estamos atrasados para a apresentação”

Estava em um sábado, em uma instituição de ensino fazendo um trabalhão para a pós-graduação, quando presenciei a cena que preciso descrevê-la aqui: a criança estava toda vestida com roupa de balé e a mãe a puxava loucamente pelos braços para correr para o ginásio de esportes, dentro da própria instituição. A menina deveria ter uns cinco anos de idade, e  começou a chorar por que dizia que a mãe a estava machucando, que estava cansada e  que suas pernas estavam doendo.

Fiquei indignada com esta situação! Se a menina iria se apresentar, caberia aos adultos controlarem os horários para que não se atrasasse. Isso porque a criança não sabe ver hora e nem tão pouco sabe medir o tempo suficiente que dá para se levantar, comer, se vestir e sair para sua apresentação;  isto é de extrema responsabilidade do adulto.


Puxar a criança pelos braços, correr com a mesma, não estava ajudando e educando em nada esta menina! Ao contrário, a mesma estava exausta, aflita,  como poderia fazer uma boa apresentação se suas pernas estavam cansadas? Por que teria que correr para acompanhar as pernas de um adulto desesperado? Como esta menina poderia se sair bem em uma apresentação que exige leveza de movimentos e delicadeza nos passos? Fico pensando como estas mães obrigam seus filhos (as) em cada situação... pior que isso, educam o errado, e é tão fácil educar o correto! É só prestar atenção no que fazem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário