quarta-feira, 5 de março de 2014

Ter e/ou ser professor (a): existem diferenças?

Existe uma diferença entre ter e ser professor (a), que precisa ser analisada com calma. Professor (a) é uma profissão como outra qualquer, mas o que a diferencia das demais é que somos responsáveis pela formação de outros seres humanos, e isto é de extrema responsabilidade! 

O TER professor (a) é aquela pessoa que não gosta da profissão, está ali somente pela remuneração; muitas pessoas fazem cursos de Pedagogia por fazerem, para se efetivarem em alguma rede pública e assim terem um salário e uma profissão mais estável, porque como concursada (o) não poderá facilmente ser mandada embora, criando, assim, um sentimento de estabilidade profissional e sustentabilidade pessoal. Porém, a pessoa pode não gostar do que faz e, neste sentido, não faz direito. Reclama muito de tudo: das crianças, da escola, do salário, da falta de condições, etc. E enquanto perde tempo reclamando, se esquece do seu compromisso com o outro ser humano que está sob a sua responsabilidade de formação.

O SER professor (a) é aquela pessoa que ama o que faz, portanto, faz com prazer. Nada de que tem vocação, ou de que abraçou a sua missão! Nada disto; mas, realmente, é apaixonado pela profissão e tem consciência da real importância na vida de seus alunos. Sabe que pode construir ou destruir o desenvolvimento saudável de outros seres humanos. É aquela pessoa que está sempre buscando se aprimorar, porque sabe que a sociedade muda e, com isto, o comportamento das crianças também se modifica com o tempo sendo necessário estudar a criança da atualidade. É aquela pessoa que se preocupa com o que faz, e dá o melhor de si sempre, sem pedir nada em troca, simplesmente dá e faz. Não fica reclamando por falta disto ou daquilo, mas busca soluções para os problemas que surgem em seu dia a dia, porque sabe que é isto que fará a diferença na vida das crianças!


Sei que algumas pessoas que lerem este texto irão se identificar com um ou outro tipo: de TER ou SER professor (a). É a vida! Eu particularmente gostaria que todos fossem o SER professor, mas tenho consciência e absoluta certeza que são poucos os exemplos de SER professor, hoje neste país! Infelizmente a maioria acaba pensando somente em ter dinheiro e em ser efetivo. Quem sou eu para mudar alguém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário