terça-feira, 18 de março de 2014

Salas de aula/espaço de referência sem estruturas adequadas

A sala de aula/espaço de referência é um lugar de aprendizagens que tem como função educar e cuidar das crianças pequenas, portanto, ele precisa de muitos recursos disponíveis para que as crianças possam manuseá-los, experimentá-los e até quebrá-los, se for o caso. É um lugar que precisa ter vida em todos os sentidos, porque é nele que as crianças passam boa parte do seu tempo, tempo este extremamente importante porque será a base de seu desenvolvimento para toda a sua vida, quer seja na adolescência, vida adulta ou velhice.

Eu já falei isto em outros textos, mas volto com este assunto, pois vejo que algumas instituições de ensino ainda estão despreparadas neste sentido. Acham que se tiverem o mínimo ─ e, em alguns lugares este mínimo é mínimo mesmo ─ já é o suficiente. E não é! O período de zero a sete anos na vida de alguém é fundamental para o seu desenvolvimento físico, psicológico e social.  Não é necessário ter tanta sofisticação, o que é necessário é ter criatividade e, principalmente, boa vontade e compromisso com a profissão. Se pensarmos sempre somente no ideal, nunca conseguiremos sair do lugar por que o ideal é ilusório e, mais ainda, sem noção real da necessidade porque não existe nada perfeito neste mundo. Nada mesmo.


Então, quanto mais materiais estiverem disponíveis para que as crianças possam explorá-los, mais vivências terão e mais sinapses seu cérebro irá realizar, porque novos aprendizados poderão acontecer.  Podem ser coisas simples como blocos de madeiras de tamanhos variados, lixados e que as marcenarias não usam mais; potes de plástico de vários tamanhos e formatos, gravetos, pedras coloridas, caixas de papelão... enfim, há tanto o que fazer e colocar em caixas para que as crianças brinquem...  a natureza nos oferece tantos recursos, é só ter vontade e fazer. Por favor, professores, mexam e variem suas salas de aulas/espaços de referência! Fico imaginando como conseguem ficar em um mesmo ambiente do mesmo jeito por um, dois, três anos ou até mais! Sem nada mudar, sem nada acrescentar ou retirar de seu espaço. Ora, a vida é cíclica e precisa de movimento! Tanto vocês como as crianças passam por estes lugares um bom tempo de sua vida e, assim como a nossa casa, este espaço deve ser algo realmente gostoso para que todos sintam vontade de ficar e não repulsa. Mudem, vamos lá, organizem tudo, peçam ajuda aos pais e transformem este ambiente em um lugar lindo e de aprendizagens. Boa sorte!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário