terça-feira, 4 de março de 2014

“Lobo mal não existe, mas se ele vier você manda ele embora”

Ouvi esta frase de uma mãe para uma criança que dizia ter medo de dormir, que não queria dormir sozinha. Pois bem, vamos às contradições da fala para que possamos entender que este procedimento não é o mais correto, e que em vez de ajudar atrapalha mais ainda.

A mãe diz primeiro que lobo mal não existe; quando diz isto, passa segurança para a pequena que já deve ter ouvido várias histórias a respeito desse personagem, histórias que colocam medo e que em nada ajudam na hora de dormir para diminuir-lhes a insegurança. Até este momento da fala está tudo bem; temos que ir diminuindo o medo das crianças, dando-lhes segurança, sendo que isto só é possível trazendo-as para a realidade, explicando que as historinhas não são reais; aliás, essa humanidade é bem engraçada: por que escrever histórias que não contribuem em nada de positivo para as crianças?  Bem, deixa isto para lá.


A segunda parte da frase contradiz toda a primeira; se estava dando segurança para a criança, agora quando a mãe verbaliza “se ele vier você manda ele embora”, isto coloca em cheque tudo o que ela deu de segurança anteriormente. São falas contraditórias para uma criança pequena que está com medo e que confia na mãe! A criança poderá ficar pensando se o  lobo mal existe ou não existe. Pensem no que falam para seus filhos (as), é muito importante ter coerência com o que se diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário