quarta-feira, 19 de março de 2014

As crianças mais velhas ensinam os menores a comer. Saiba como.

Estava assistindo a um programa de TV que me chamou a atenção: era sobre a cultura da comida francesa, mas que serve de exemplo para todos os pais que possuem problemas com seus filhos, na hora de comer. É claro que não podemos comparar a culinária em si por que são culturas diferentes, mas vou explicar o que eles fazem e como algumas atitudes podem servir de exemplo.

As crianças francesas são incentivadas, pelos adultos, a comerem todos os tipos de alimentos sem restrição; elas são educadas a comer pouco e a se servirem dos mais variados pratos: entrada, prato principal e sobremesa; isto pertence à cultura francesa. Mas o interessante é que eles chamam outras crianças maiores para se alimentarem junto com as pequenas, para servir de incentivo.


Eles convidam vizinhos ou até mesmo primos mais velhos para se alimentarem junto com os pequenos, para servir de exemplo mesmo, e eu achei isto muito interessante! E não se trata de datas especiais não; é o dia a dia mesmo! Quando alguma criança pequena não quer comer ou está com dificuldade de comer certos alimentos, os mais velhos as incentivam, e as mesmas aprendem com aqueles que são mais próximos de sua idade, do que com os adultos. Que fantástica esta ideia, pois os pequenos se sentem acolhidos por outras crianças que têm pouca diferença de idade em relação à sua. Esse exemplo é algo que podemos também fazer aqui no Brasil: além de incentivarmos com o nosso exemplo de adultos, que tal chamarmos amigos e primos para se alimentarem juntos durante a semana? Uma ideia simples que pode surtir muito efeito! Experimentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário