segunda-feira, 31 de março de 2014

A espera do movimento do outro

Um pai me fez a seguinte indagação: “é dever da professora contar ao pai como foi o dia da criança na creche, ou eu tenho que perguntar todos os dias”? A princípio esta pergunta me soou com certa estranheza, mas depois entendi o que ele queria dizer. Na verdade, quando os pais buscam seus filhos (as) nas instituições, o horário é um pouco tumultuado, ainda mais quando chegam 2 ou 3 pais ao mesmo tempo.

Recomendo que, se a professora não fez o movimento de contar como foi o dia da criança, que vocês perguntem; sabe aquele ditado “perguntar não ofende”?, então,  é isto que deve ser mantido. Não tenham vergonha ou medo que a professora ache ruim, pelo contrário, estabeleça uma relação de confiança de ambas às partes, pensem sempre no melhor para a criança.

Não existe obrigação de um ou de outro; deveria existir, sim, cordialidade, amizade, respeito, carinho; isto é o mais correto. Toda relação precisa ser construída de forma positiva e, para tal, é necessário que um ou outro dê o primeiro passo. Não julgue sem entender os porquês dos fatos/acontecimentos, sem observar o que se passa, e como é cada ser humano. Já pensaram que a professora também pode ter a mesma dúvida da pergunta citada acima? Coloque-se sempre no lugar do outro; assim, você entenderá melhor a dinâmica desta relação, que não é um ringue e sim uma complementaridade sempre. Seus filhos (as) agradecem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário