sexta-feira, 28 de março de 2014

Primavera, verão, outono, inverno... É preciso incentivar as crianças a beberem água

Em todos os períodos do ano é importantíssimo que as crianças ingiram líquido, isto todos sabem, mas algumas mães me perguntam como fazer esta façanha se as crianças estão brincando e se esquecem de tomar água?

Vamos à resposta: Quando as crianças estão concentradas em algum brinquedo e/ou brincadeiras de que gostam, geralmente elas não se lembram de tomar água, banho e nem de comer; são os adultos que devem lembrá-las a todo momento. Mas vejo alguns adultos tendo atitudes errôneas, por exemplo, ficam chamando ─ quando não gritam ─ as crianças: ”Vem tomar água”. E elas respondem: “...espera um pouquinho, já vou”. E este espera um pouquinho demora um século para nós adultos. Muitos adultos acabam gritando e ficando com tanta raiva deste “espera um pouquinho” que acabam agredindo verbalmente ou até mesmo fisicamente uma criança. E esta, não é a melhor saída!

Que tal levar água até elas, ou então pegar água para você e dizer se elas querem água naquele momento? Quando damos o exemplo fica mais fácil para os pequenos aceitarem beber água. Verbalize assim: “eu vou beber água, você quer?” Se a resposta for “sim”, perguntem novamente com calma: “você quer o copo cheio ou não?” Deixe-as colocar água no copo, sozinhas, e para isto, coloque o líquido em um recipiente que a criança seja capaz de pegar e de se servir; se cair água no chão, não brigue, mas explique como fazer da próxima vez; talvez ela tenha virado rápido demais. Verbalize que não tem problema, que água no chão seca rápido, ainda mais com este calor, sem estresse! Estas pequenas atitudes fazem a diferença e demonstram interesse, carinho, cuidado e levam à autonomia. Gestos primordiais para construir um ser humano saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário