terça-feira, 25 de março de 2014

Como proceder nos horários das refeições?

Muitas famílias, por conta de horários de trabalho e de outras atividades que o ritmo da vida exige, não conseguem almoçar todos juntos, sentados em torno de uma mesa; isso até dá para entender em função da vida moderna que vivemos. Algumas famílias, nem no horário do jantar conseguem realizar esta façanha.

No entanto, quando puderem ─ nos finais de semana, ou sempre que possível ─ parem tudo e façam as refeições juntos, à mesa. Isto é importante e está sendo esquecido por algumas famílias. Este gesto nos remete à confraternização que não deve existir somente em datas especiais, mas em todos os dias e/ou todos os finais de semana: a confraternização de sermos presentes, de estarmos presentes, de podermos conviver!

Confraternizar significa unir, possuir sentimentos, poder expressá-los, ser ouvido e ouvir. Enfim, poder estar e se sentir junto uns com os outros. Este tipo de atitude promove a qualidade de vida da família, uma vez que os sentimentos de pertencimento e segurança podem estar presentes. Uma família unida é aquela que o respeito uns pelos outros está presente o tempo todo. Difícil é, em termos de modernidade, ter estes comportamentos porque as opiniões, crenças e tempos uns para com os outros está bastante disperso. Não basta querer devemos praticar. Pequenas atitudes fazem a diferença para existir uma família melhor. Cobranças, julgamentos, reclamações e negações ao acolhimento não leva ninguém a lugar algum de forma construtiva! Se quiserem que sua família seja construtiva nos laços familiares, tem que se desenvolver esta união realizando as refeições todos juntos! Isso pode ser um grande começo. Mas não é para ninguém ficar nos celulares e outros dispositivos móveis, em redes sociais, de olho na TV, enfim... é para se  sentar todos juntos, comerem, conversar sobre assuntos sérios, ou não. Jogar conversa fora às vezes é tão bom, damos boas risadas e assim desopilamos nosso fígado.   Pensem sobre o assunto, façam as refeições juntos e se divirtam! Sejam felizes com as pequenas coisas da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário