Esta
história é um relato de uma ex-aluna que estava estagiando com crianças de 4
anos; ela me perguntou: “Professora, por que as professoras cantam e contam
sempre as mesmas histórias? As crianças não cansam? Porque eu já estava enjoada
e, pior, as histórias são sempre as
mesmas, não mudam!” Bem, vamos à resposta: as crianças precisam aprender a ter
criatividade, imaginação e, para isto, é necessário ampliar o seu mundo
cultural! Então, ficar sempre cantando ou contando as mesmas músicas e
histórias, por mais que as crianças possam pedir ─ por que ainda não
compreenderam toda a história ─ é importante que elas não sejam sempre as
mesmas! É importante que novos aprendizados aconteçam e, para isto, novos
modelos precisam ser apresentados. Portanto, é necessário variar, sim, as
histórias e as músicas.
O
professor deve oferecer todas as linguagens possíveis para as crianças e isto
inclui vários ritmos musicais e várias histórias. Se possível, contem histórias
que se passam uns com os outros porque isto também é aprendizagem! Ouvir
histórias é algo que necessita de estímulo; alguns adultos não sabem ouvir
histórias dos outros por que não foram treinados quando crianças. Há algum tempo atrás, os avós tinham este
papel; reuniam-se as famílias e os mais velhos contavam os “causos”; mas parece
que isto está se perdendo na modernidade pela falta de tempo para se reunir e
também porque há outros estímulos externos dentro deste mundo tecnológico e
consumista que temos. Mas precisamos ativar o “sermos ouvidos” porque isto
evita algumas doenças psicológicas; quando nos aproximamos mais, aprendemos a compartilhar
experiências e não nos sentimos isolados no mundo.
Quantos
de vocês que leem o texto agora gostariam de ter alguém que o ouvisse, somente
por 5 minutos, e não têm? Então, vamos incentivar as crianças a contarem seus
“causos” porque isso é uma maneira de estimulá-las a formar a história
mentalmente para, depois, no período da alfabetização, poderem
escrevê-las; afinal, ninguém escreve do nada, nem eu! Primeiro é
preciso observar a cena, depois formatá-la em minha mente para, depois, passar
para o computador. Que tal começar com este procedimento com os alunos desde
pequenos? Variem as histórias e as músicas, o desenvolvimento infantil
agradece!
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