quinta-feira, 27 de março de 2014

Variar as atividades sempre!

Esta história é um relato de uma ex-aluna que estava estagiando com crianças de 4 anos; ela me perguntou: “Professora, por que as professoras cantam e contam sempre as mesmas histórias? As crianças não cansam? Porque eu já estava enjoada e, pior,  as histórias são sempre as mesmas, não mudam!” Bem, vamos à resposta: as crianças precisam aprender a ter criatividade, imaginação e, para isto, é necessário ampliar o seu mundo cultural! Então, ficar sempre cantando ou contando as mesmas músicas e histórias, por mais que as crianças possam pedir ─ por que ainda não compreenderam toda a história ─ é importante que elas não sejam sempre as mesmas! É importante que novos aprendizados aconteçam e, para isto, novos modelos precisam ser apresentados. Portanto, é necessário variar, sim, as histórias e as músicas.

O professor deve oferecer todas as linguagens possíveis para as crianças e isto inclui vários ritmos musicais e várias histórias. Se possível, contem histórias que se passam uns com os outros porque isto também é aprendizagem! Ouvir histórias é algo que necessita de estímulo; alguns adultos não sabem ouvir histórias dos outros por que não foram treinados quando crianças.  Há algum tempo atrás, os avós tinham este papel; reuniam-se as famílias e os mais velhos contavam os “causos”; mas parece que isto está se perdendo na modernidade pela falta de tempo para se reunir e também porque há outros estímulos externos dentro deste mundo tecnológico e consumista que temos. Mas precisamos ativar o “sermos ouvidos” porque isto evita algumas doenças psicológicas; quando nos aproximamos mais, aprendemos a compartilhar experiências e não nos sentimos isolados no mundo.


Quantos de vocês que leem o texto agora gostariam de ter alguém que o ouvisse, somente por 5 minutos, e não têm? Então, vamos incentivar as crianças a contarem seus “causos” porque isso é uma maneira de estimulá-las a formar a história mentalmente para, depois, no período da alfabetização, poderem escrevê-las;  afinal,  ninguém escreve do nada, nem eu! Primeiro é preciso observar a cena, depois formatá-la em minha mente para, depois, passar para o computador. Que tal começar com este procedimento com os alunos desde pequenos? Variem as histórias e as músicas, o desenvolvimento infantil agradece!  

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