sexta-feira, 7 de março de 2014

“Não pode deixar a criança fazer e ter tudo o que ela quer. A vida não é assim!”

Este título foi uma afirmação de uma mãe para mim; ela me questionou sobre a minha opinião e eu resolvi escrever sobre ser permissiva em excesso com as crianças. É verdade que na vida adulta temos mais “nãos” do que “sims”, e devemos aprender a lidar com as frustrações, seguindo sempre em frente, mas isto deve ser ensinado à criança desde pequena. O único problema é que muitos adultos pensam que educar é proibir sem explicar, e aqui está o grande erro.

Uma criança precisa entender com lógica tudo o que se passa na vida dela e, mais do que isto, precisa compreender os fatos com coerência. Por exemplo, uma criança de 4 anos pediu de Natal para o Papai Noel um celular, um tablet e uma boneca. Pois bem, a mãe disse que celular ela era muito pequena para ter, que tablet era usado pelos adultos para o trabalho e que o Papai Noel iria trazer mesmo era uma boneca.


Vejam se isto tem lógica, ensinam às crianças que o Papai Noel pode trazer tudo, e algumas famílias ainda dizem que se obedecerem durante o ano o Papai Noel trará todos os pedidos! Depois, quando elas pedem não podem ganhar; isto tem lógica? Claro que não! Primeiro há uma ameaça de bom comportamento como se isto fosse adquirido por meio de chantagens e não pelos exemplos dos adultos. Depois, elas pedem por que sabem que os adultos verbalizam isto durante o ano e quando pedem acabam não ganhando; assim, isto não é educar de maneira correta. Eu vejo esta cena se repetir muito em alguns lares. Explicar com lógica é mais fácil quando os adultos a possuem, e não repetem algo que lhes foi ensinado por seus pais, em uma outra época! Hoje o mundo mudou, o consumo é bastante grande, a mídia incentiva e as crianças querem de tudo. Explicar sem Papai Noel que nem tudo o que queremos ter poderemos comprar; educar sobre o orçamento doméstico colocando a par todos os envolvidos é o mais acertado para se fazer neste mundo instantâneo e consumista. Algumas ilusões do tipo Papai Noel não servem para educar de forma construtiva; ao contrário! Pensem nisto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário