terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Beijar filhos na boca: certo ou errado?

Esta pergunta me foi enviada por uma mãe, pelas redes sociais. Então, vamos às explicações: na vida não existe certo ou errado, mas, sim, ações e reações que estão presentes na cultura e nos valores de cada sociedade. Portanto, os pais devem pensar nos atos que cometem com seus filhos, diante do contexto e dos valores vigentes da sociedade à qual fazem parte. Vejo muitas mães beijarem seus filhos assim, na boca, quer sejam meninos ou meninas, em sinal de amor.

Bem, estamos no Brasil e, beijar assim, na boca, mesmo que seja um selinho, é algo que social e culturalmente representa uma forma de carinho entre duas pessoas que estão enamoradas. Então, é claro que a relação de namoração é algo diferente da relação parental e de amizade. Este gesto ─ que parece inocente, e até mesmo carinhoso ─ pode confundir a cabeça das crianças, e dificultar a compreensão infantil sobre a diferença entre namoração e relação parental.

As crianças de hoje veem beijos acontecerem nas novelas, ou na mídia em geral, porque assistem TV, ou até mesmo veem este tipo de cena pela internet; beijar é um sinal de carinho e sinônimo de afeto; uma situação é o beijo na bochecha, um beijo em forma de carinho, de proximidade entre duas pessoas; outra, é um beijo na boca dado por pessoas que estão namorando. Por que complicar algo que já traz, em si, uma boa distinção?


Além do mais, há um risco de transmissão de doenças por via salivar que podem vir com o beijo na boca, que precisa ser pensado para evitar doenças nas crianças. Para mim, cada tipo de beijo tem uma função: beijo entre pais e filhos, entre irmãos e primos, avós e netos, amigos, colegas, demais parentes e vizinhos... são de um jeito, de uma forma; de namorados e amantes são de outro jeito! Mas quem sou eu para ditar alguma regra de comportamento para vocês, pais, até porque em alguns países, em outras culturas, as regras podem ser diferentes. Mas estamos no Brasil, temos a nossa TV, com a sua programação ─ boa ou ruim ─ enfim, e as crianças absorvem o que vigora em nossas regras sociais. Fica, aqui, somente a dúvida de uma internauta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário