quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Síndrome do bebê sacudido

Vi uma cena no shopping que me deixou muito abismada: pais que ainda jogam bebês para cima e os sacodem para que eles deem risadas!  A criança ria muito e o pai continuava a sacudi-la. A mãe também não tinha reação nenhuma. Pensei comigo: não sabem o que estão fazendo!

A síndrome do bebê sacudido é muito comum em crianças menores de 2 anos!  Mas o que é isto? Todo bebê tem uma musculatura fraca no pescoço e uma cabeça grande e pesada; sacudi-lo faz o cérebro deslocar-se de um lado para outro dentro da caixa craniana. Isso pode causar hematomas, sangramento e inchação, podendo trazer perdas neurológicas irreversíveis, levando até mesmo à paralisia e morte.

Os bebês que sobrevivem podem apresentar um quadro de deficiências de aprendizagem ou distúrbios comportamentais, além de lesões neurológicas graves tais como: paralisia e cegueira, ou mesmo um quadro vegetativo permanente.


Evitem sacudir, jogar para cima, jogar na cama ou até mesmo contra almofadas. O cérebro infantil é um órgão muito frágil e precisa de cuidado especial, e não de maus tratos. É muito comum ver cenas como as que eu vi em um shopping, cenas de pais despreparados, ou até mesmo ignorantes no assunto, que acabam tendo este tipo de comportamento, já que as crianças dão risada com esse tipo de atividade. Cuidem para que isto não aconteça com aqueles bebês que estão perto de vocês. O cérebro de um bebê, com menos de um ano de idade, apresenta essa fragilidade ósseo/muscular justamente porque precisa desse mecanismo, ao nascer, para poder passar pelo canal da vagina da mulher; esse é um fenômeno natural do ser humano e nós dizemos vulgarmente que as crianças nascem com a moleira aberta, ou seja, a caixa craniana não está sedimentada, sendo que essa sedimentação ocorrerá AOS POUCOS, durante o seu desenvolvimento infantil. Todo cuidado é pouco neste período porque perdas poderão ser irreversíveis! E depois, não adianta chorar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário