A
depressão ou, transtorno depressivo, tem como característica uma série de
alterações emocionais na área do sistema límbico podendo, ainda, afetar outras
áreas do sistema neurológico, como a cognitiva e/ou a psicomotora, causando uma
série de problemas quanto ao desenvolvimento integral e integrado das crianças.
Este transtorno traz como sintomas: humor deprimido, perda ou diminuição do
prazer e interesse pelas coisas, energia reduzida, ideias de culpa e de
inutilidade, distratibilidade (quando a pessoa tem a sua atenção desviada para estímulos externos, muitas
vezes estímulos que não têm significado ou importância), pensamentos de
morte e/ou suicídio, desesperança, perda de peso, de sono, de apetite e
lentidão nos aspectos motores, ou seja, nada faz com que a pessoa seja mais
ágil, ativa ou tenha interesse em se movimentar com a energia pertinente à idade
e ao momento.
Estar
atento a estes sinais é de extrema importância para buscar ajuda com
profissionais da área da saúde. Às vezes, as crianças podem apresentar
alterações devido a uma separação dos pais, à morte de um ente querido, ao
controle excessivo por parte de alguém da família, ao fato de receber cobranças
em demasia, humilhações em público; ao fato de haver, por parte de um membro da
família, alcoolismo ou abuso de substancias químicas ilícitas e/ou lícitas,
agressividade física e até mesmo sexual por parte de um adulto de sua
convivência, etc.
Professores:
se perceberem alguma alteração desta natureza em seus alunos fiquem atentos, e
observem o quê poderia estar acontecendo. Criança depressiva precisa de
cuidados especiais e de todo o apoio por parte de vocês, e de profissionais
especializados. Um transtorno depressivo unipolar pode vir a se tornar um
transtorno bipolar se não for tratado da forma correta, ou seja, essa criança
(que futuramente será um adolescente ou adulto), poderá vir a alternar esses
sintomas listados acima, entre a depressão e o isolamento, e a euforia e os
entraves sociais. Não adianta, professores, achar que estas crianças
apresentarão rendimento escolar satisfatório, ou que é frescura pensar assim
porque todos nós temos problemas. Concordo que todos temos problemas, mas se
nem sempre nós, adultos, conseguimos descobrir a origem destes para resolvê-los,
quanto mais as crianças que estão aprendendo a ser e a se situar no mundo.
Fiquem atentos...
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