quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

“Por que preciso comer tudo?”

Um menino, de 5 anos de idade, perguntou para sua mãe por que ele tinha que comer tudo o que estava no prato. Ela respondeu: “Por que você precisa se alimentar para ter força e disposição para brincar.” Ele, não satisfeito, respondeu: “... mas eu tenho força e gosto de brincar...” E a mãe insistia para ele comer tudo, para continuar a ter força. Mas o embate continuava: o menino insistia que não estava com fome, que a mãe tinha colocado comida demais no prato, e ela continuava dizendo que tinha colocado o tanto que sempre colocava... e acabou dizendo:  ”Anda, come tudo senão não vou deixar você brincar. Enquanto não comer tudo não sai da mesa!” Bem, o menino começou a chorar e a mãe não cedia.

Para piorar a situação, ela falava: “Você acha que tenho dinheiro para comprar comida para jogar fora? Tem tantas crianças no mundo morrendo de fome e você não quer comer! Vai comer, sim, nem que eu tenha que colocar goela abaixo”!

Infelizmente esta cena é muito comum em alguns lares, e isto não é correto. Então, como podemos lidar com esse entrave? Primeiro: verifique o porquê da criança não estar com fome, pois existem dias que temos mais fome do que outros. Segundo: será que a criança está bem de saúde? Porque quando ela está com fome, ela come, sem que haja esse transtorno todo. Terceiro: será que a comida está apetitosa? Ou é um “já te vi a semana toda”? Ou, ainda, uma porção de legumes sem sabor, nadando em água quente, sem tempero, sem sabor...? Quarto: se o cardápio está OK, normal, sem nenhum questionamento extra, por que não colocar pouca comida, e se a criança quiser mais ela repete? Por que alguns adultos enchem os pratos das crianças pequenas como se elas tivessem 10 ou 12 anos de idade?


Comer é necessário e deve ser algo prazeroso para que, mais tarde, não se torne um transtorno alimentar. É necessário comer, sim, mas por prazer diante da necessidade de se alimentar para sanar a fome, e não com um clima pavoroso como esse! Comer é algo que faz parte de nossas necessidades básicas como respirar, beber, dormir, ir ao banheiro... mas ter que se alimentar de forma forçada, e cheia de reclamações, a criança pode até mesmo pegar aversão pela comida! Outra coisa: muitas vezes colocamos as crianças para comer e não fazemos a refeição juntos com elas. Comer junto dá uma sensação de companheirismo. É tão bom se sentar, comer, conversar de forma harmônica, sem estresse. Já vivemos estressados com tantas coisas em nossas vidas diárias, então, é bom que as nossas necessidades básicas sejam feitas de forma prazerosa para gerar saúde física e mental, e não transtornos, litígios ou  doenças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário