quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tipos de jogos: a dimensão social do brincar

Toda criança precisa brincar para desenvolver aspectos motores, psicológicos e sociais. Isto não é novidade para ninguém, mas existem diferentes tipos de jogos com funções especificas: jogo funcional, construtivo, dramático e com regras.

Jogo funcional começa durante a primeira infância, e acontece por repetidos movimentos musculares, como rolar a bola. 

Jogo construtivo é aquele que se utiliza de objetos para fazer coisas, como os blocos de construção (pequeno engenheiro), ou os de encaixe.

Jogos dramáticos ou também denominados jogos de faz-de-conta, envolvem objetos, ações e papéis imaginários. Este tipo de jogos solicita e envolve ações cognitivas, emocionais, linguagens e comportamentos motores.

Jogos formais, com regras, são aqueles organizados com procedimentos e regras com penalidades.


A princípio as crianças brincam sozinhas; depois, ao lado de outras crianças e, finalmente, com outras crianças. É muito importante que os adultos propiciem todos os tipos de jogos na idade certa para que as crianças possam se desenvolver de forma harmoniosa e saudável em todos os aspectos: físico, com relação à motricidade, psicológico, com relação ao emocional, e social, com relação ao processo de interação com o outro e com o ambiente. É preciso que nos lembremos, entretanto, que nem sempre o jogo causa prazer! Quando perdemos um jogo com regras, nem sempre ficamos felizes; e dizer: “ um dia se ganha e  em outro se perde”, é consolar e não se ensinar a ser um vencedor. Para se ensinar uma criança a ser um vencedor é necessário que se ensine a ela as estratégias dos jogos! E nisto o adulto precisa colaborar, ensinando a criança a jogar e não a ser consolada, já que isso de se consolar se faz até com os adultos em jogos de azar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário