terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

“Quem rabiscou a parede? ... não fui eu...”

Uma menina de 4 anos de idade rabiscou toda a parede da sala de sua casa. Quando perguntada sobre o que tinha acontecido, ela disse que não tinha sido ela e, pior, colocou a culpa no cachorro! No começo achei graça desta história, mas, pensando e analisando melhor, vi que a reação desta criança de responder com uma mentira e, ainda mais, de colocar a culpa em outro ─no caso, no cachorro ─ significa que ela sente medo da mãe. 

Esta reação merece atenção: provavelmente a mãe cobra e corrige a filha de situações consideradas erradas ou inadequadas ─ socialmente falando ─ colocando-a de castigo, ou até mesmo submetendo-a a violências físicas e/ou verbais. Isso está claro porque a reação da menina demonstra que o medo lhe impediu de dizer a verdade. 

O que a mãe deveria fazer é ensinar que rabiscamos e desenhamos em papéis e não paredes. Que alguns muros e até mesmo fachadas de lojas são desenhadas por profissionais chamados de grafiteiros, mas que ela deveria desenhar em papel. Uma outra atitude seria explicar para a criança, que já que ela gostava de desenhar na parede, que ela teria uma parte da parede, em seu quarto, delimitada com uma moldura, também pintada, como se fosse um quadro grande, onde ela poderia desenhar, pintar, escrever, etc, mas ali dentro daquele espaço. Após a explicação e posterior decisão sobre onde poderia realizar seus desenhos, pedir que a ajudasse a limpar a parede e, se fosse o caso, que juntas passassem tinta para cobrir o ocorrido. Ou seja: transformar em diversão educativa e não em punição desnecessária! Assim, a garota aprenderia a corrigir o que fez de maneira lúdica sem medo. Futuramente ela não precisaria mentir por medo. Colocar a culpa nos outros não é algo certo! Provavelmente esta criança já presenciou alguém mais velho fazendo algo errado, e colocando a culpa em outro. Por que digo isto? Porque uma criança sozinha não é capaz de elaborar esta reação sem ter visto alguém fazer. Lembrem-se sempre que tudo é aprendido a partir de um determinado referencial.


Quando as crianças possuem medo é porque o ambiente é hostilizador e elas acabam tendo esse tipo de atitude para “salvar a própria pele”.  No entanto, quando o ambiente é livre de ameaças e de medos, elas se tornam seguras, e aprendem a corrigir o que fazem de inadequado de forma educativa, respeitosa e até mesmo lúdica! Nós, adultos, erramos muito e muitas vezes não assumimos os nossos erros! Então, por que exigir dos pequenos algo que nós mesmos, muitas vezes, não conseguimos fazer?

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