quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Quando falar no celular é mais importante

Estava no banheiro do Aeroporto de Campinas quando aconteceu a cena em questão: Eu estava lavando a mão e havia perto uma criança, mais especificadamente um menino de 5 anos; sua mãe estava encostada na parede falando no celular e ele querendo lavar sua mão.  Primeiro que ele não alcançava a torneira; segundo, que ele não sabia que a torneira tinha sensor de mão para abrir, então, incansavelmente ele erguia os pés e... nada!

A mãe nem parecia preocupada com o filho, já que estava no celular gargalhando de alguma história; o menino a solicitava, e ela...nada. Então, resolvi ajudá-lo vendo seu desespero e o fato de que aquele descaso da mãe estava me incomodando. Mostrei ao menino como se fazia para abrir a torneira, como pingar o sabão, enfim, ele lavou sua mão direitinho, secou-a no secador e me disse obrigado. Eu respondi dizendo “de nada” e que ele fizesse uma boa viagem; o menino me respondeu dizendo boa viagem também.


Nesse episódio todo, o que mais me chamou a atenção foi o descaso da mãe: nada parecia abalar sua conversa ao telefone, ou seja, para aquela mãe era muito mais importante seu telefonema ─ ainda que de um conteúdo nada urgente, deduzo! ─, do que seu filho que ali requeria auxílio e orientação! E isto estava nítido para mim! Pois bem, quantas e quantas mães neste país devem fazer isto e nem percebem o que fazem? E depois postam em suas redes sociais frases de amor e fotos de alegria e de realização materna, além de dizerem em reuniões e encontros o quanto amam seus filhos! Será mesmo que amam? Será que realmente querem ser mães, referenciais de educação e de formação para seus filhos? Será que desejaram isto, ou simplesmente verbalizam o amor da boca para fora, considerando a maternidade como a continuação de um projeto social ─ pois isso as faz serem aceitas socialmente como pessoas normais, constituintes de famílias... ? Precisamos nos lembrar que amor é doação por completo e por inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário