Esta história me foi contata por uma
aluna do curso de Pedagogia. Ela estava em uma loja de sapatos, com seu filho
de 4 anos, e a criança experimentava vários pares de tênis. A mãe dizia para
ela escolher bem porque só poderia comprar um par! E escolhe daqui, escolhe
dali, experimenta um, experimenta outro, em determinado momento ela disse assim
para a mãe: “Você vai levar os dois?” A mãe, meio distraída, não percebeu o que
ele quis dizer, de fato, e respondeu que não tinha dinheiro para comprar os
dois, que ela já tinha falado antes e que iria levar somente um!
O menino chorou na loja, fez um
certo escândalo e ela, nervosa com a situação, deu um OK para o vendedor
embrulhar o modelo escolhido por último, e ainda acabou brigando com o filho na
frente de todos! Depois da loja eles foram ao banco, a uma outra loja e, depois,
à casa da avó. Quando chegaram à sua
casa, à noite, o menino abriu a caixa do tênis novo e todo feliz verbalizou: “Mãe!
Você trouxe os dois tênis, mãe, que legal!” Vejam só: o que aquela criança quis
verbalizar na loja ─ e acabou tomando uma bronca na frente de todos! ─ era para
ela levar os dois pés do tênis, enquanto ela entendia que ele pedia para que ela
levasse os dois pares! A mãe, sem entender e sem se dar ao tempo de compreender
o que o garoto queria dizer, quase lhe bateu, ainda mais porque ela não tinha
dinheiro para levar dois pares! Afinal de contas, na cabeça da mãe, o menino
queria dois pares, enquanto que na cabeça do menino ele temia que a mãe só
levaria um pé... e ele só queria que ela comprasse os dois pés!
O que aprendemos com isto? Que quando
uma criança fala algo devemos prestar atenção no que ela está dizendo; devemos
ficar mais atentos como é que ela está compreendendo uma determinada situação.
Uma criança de quatro anos pode não saber que quando compramos sapatos, sempre
compramos os dois pés e nunca um só! Agora, imaginem que na cabeça desse
pequeno um tempo longo se passou, e ele se imaginou andando ─ na escola, no
shopping, etc. ─ com apenas um pé de tênis novo e, no outro pé, um chinelo, ou
o tênis velho... Às vezes o que parece óbvio para nós, para as crianças não é
tão simples assim, porque elas desconhecem as regras da vida, da cultura, da
sociedade! Prestem mais atenção no que as crianças dizem, e parem de achar que
elas já sabem tudo com 4 anos de idade, afinal, elas estão aprendendo a SER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário