sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

“Você trouxe os dois sapatos, que felicidade!”

Esta história me foi contata por uma aluna do curso de Pedagogia. Ela estava em uma loja de sapatos, com seu filho de 4 anos, e a criança experimentava vários pares de tênis. A mãe dizia para ela escolher bem porque só poderia comprar um par! E escolhe daqui, escolhe dali, experimenta um, experimenta outro, em determinado momento ela disse assim para a mãe: “Você vai levar os dois?” A mãe, meio distraída, não percebeu o que ele quis dizer, de fato, e respondeu que não tinha dinheiro para comprar os dois, que ela já tinha falado antes e que iria levar somente um!

O menino chorou na loja, fez um certo escândalo e ela, nervosa com a situação, deu um OK para o vendedor embrulhar o modelo escolhido por último, e ainda acabou brigando com o filho na frente de todos! Depois da loja eles foram ao banco, a uma outra loja e, depois, à casa da avó.  Quando chegaram à sua casa, à noite, o menino abriu a caixa do tênis novo e todo feliz verbalizou: “Mãe! Você trouxe os dois tênis, mãe, que legal!” Vejam só: o que aquela criança quis verbalizar na loja ─ e acabou tomando uma bronca na frente de todos! ─ era para ela levar os dois pés do tênis, enquanto ela entendia que ele pedia para que ela levasse os dois pares! A mãe, sem entender e sem se dar ao tempo de compreender o que o garoto queria dizer, quase lhe bateu, ainda mais porque ela não tinha dinheiro para levar dois pares! Afinal de contas, na cabeça da mãe, o menino queria dois pares, enquanto que na cabeça do menino ele temia que a mãe só levaria um pé... e ele só queria que ela comprasse os dois pés!


O que aprendemos com isto? Que quando uma criança fala algo devemos prestar atenção no que ela está dizendo; devemos ficar mais atentos como é que ela está compreendendo uma determinada situação. Uma criança de quatro anos pode não saber que quando compramos sapatos, sempre compramos os dois pés e nunca um só! Agora, imaginem que na cabeça desse pequeno um tempo longo se passou, e ele se imaginou andando ─ na escola, no shopping, etc. ─ com apenas um pé de tênis novo e, no outro pé, um chinelo, ou o tênis velho... Às vezes o que parece óbvio para nós, para as crianças não é tão simples assim, porque elas desconhecem as regras da vida, da cultura, da sociedade! Prestem mais atenção no que as crianças dizem, e parem de achar que elas já sabem tudo com 4 anos de idade, afinal, elas estão aprendendo a SER!

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