segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Como ensinar a criança a fazer escolhas?

Uma mãe, muito aflita, me questionou dizendo que para tudo sua filha pede opinião, que ela não tem opinião própria quando vai comprar algo para si, que fica na dúvida o tempo todo, que não sabe escolher, enfim, essa mãe, aflita, me pediu ajuda.

Bem, vamos às dicas. Primeiro, precisamos ensinar, desde cedo, as crianças a fazerem suas escolhas conscientes, e serem responsáveis por elas. Quando forem comprar, por exemplo, um sapato, deixe-a que experimente, que pense sobre o que quer comprar. Se houver dúvida, não dê sua opinião dizendo qual comprar, mas sim, oriente fazendo-a pensar com quais roupas o sapato combinará mais, qual sapato teria mais aproveitamento... Mas nunca diga “se fosse eu compraria este”. Deixe-a livre, pensando, para que possa escolher de acordo com o que necessita, e será de maior serventia. Mesmo que você tenha dinheiro, não compre os dois que, porventura, a criança tenha gostado. Deixe-a escolher apenas um. Na vida adulta não temos tudo o que queremos, e precisamos saber fazer escolhas e sermos responsáveis por elas.

Quando forem a um restaurante, deixe-a escolher a comida, não interferindo dizendo “coma isto... ou aquilo”; oriente, ensine a ser independente e a arcar com a responsabilidade de sua escolha: “O que você está com vontade de comer e de beber?” As crianças inseguras sempre possuem dúvidas em tudo, consequência de uma mãe controladora, que acha que ao escolher tudo para os filhos(as) está fazendo o melhor para eles. Pelo contrário! Uma criança insegura torna-se um adolescente inseguro e um adulto inseguro também.


É nas pequenas ações que as crianças precisam escolher e arcar com suas escolhas, desde pequenas; assim, elas saberão escolher, no futuro, o que é bom ou ruim para si, e serão pessoas seguras de si, que não se deixam enganar e nem ludibriar por qualquer opinião que surja ao seu redor! Pensem nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário