sexta-feira, 17 de abril de 2015

Areia do parquinho: cuidados necessários

Vejo muitas crianças pequenas brincarem na areia, quer seja de locais abertos como praia, condomínios e parque públicos, como em instituições de ensino. Alguns cuidados são necessários com crianças pequenas com relação à areia. Ela deve ser limpa, sem ter a presença de visitantes diurnos ou noturnos como gatos, pombos, ou mesmo cachorros que podem, ali, fazer as suas necessidades impregnando a areia com urina ou fezes, fato muito comum de acontecer em locais públicos como praças ou jardins.  Areia suja com fezes e urina de animais pode ocasionar diversos tipos de micoses como sarnas, bicho geográfico, ou até mesmo leptospirose (ocasionada pela urina do rato, podendo ser letal em 10% dos casos).

Assim sendo, é importante estar atento a tudo isso e, em instituições de ensino esta parte do local deve ser fechada com telas ao redor e, em cima, com manta plástica. Também deve haver um portão para que o acesso só seja permitido às crianças ─ e não aos animais ─ e esta areia deve ser trocada pelo menos uma vez por ano, para que possa evitar qualquer problema. Outra dica é usar a areia hipoalergênica, ou seja, uma areia própria, adquirida em casas de produtos animais, utilizada em caixas para que os gatos domésticos façam suas necessidades nela. Portanto, é uma areia que não provoca nenhum tipo de reação na pele das crianças.


Então, aqui vai a dica: Pais, por favor, verifiquem se nas instituições de ensino que seus filhos (as) frequentam este cuidado está sendo efetivado. Se não, exijam que isto seja realizado, pois é a saúde de seu filho (a) que está em risco.  Já em locais públicos, cuidado quando as crianças quiserem brincar em tanques de areia sem o mínimo de higiene! Muito cuidado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário