segunda-feira, 13 de abril de 2015

“Dei a mesma educação para meus dois filhos e eles são tão diferentes!”

Engana-se quem acha que dá a mesma educação para dois filhos, mesmo eles sendo do mesmo sexo e tendo idades bastante próximas. Cada criança foi gerada num período da vida do casal, com estabilidades e vivências diferentes. Portanto, jamais damos a mesma educação para dois filhos com idades diferentes.

Tem, também, outro fator importante para ser lembrado: cada criança tem sua própria maneira de ser, de copiar, de expressar suas referências na família. O mais velho pode copiar mais a mãe, e o outro o pai, ou qualquer outro membro da família. Um pode ser mais tímido, o outro mais extrovertido, são diferenças de comportamento que o fazem pensar, sentir e agir de forma própria e única. Além disso, o fato de um filho ter um tipo de comportamento ou jeito de ser diante das coisas e dos fatos, pode ser mais próximo ao que o pai ou a mãe desejam e têm como um ponto semelhante de ação, fazendo com que essa empatia permita criar mais compatibilidade entre um filho em detrimento de outro.


Pais: não tentem se enganar! Muitos dizem:” eu amo meus dois filhos igual”, mas não é verdade, porque sempre temos preferências e identificações mais com um filho que com outro. Isto é natural, faz parte da vida. Não estou aqui dizendo que devem verbalizar as diferenças que sentem em relação a cada um dos filhos, não é isto, mas somente para que não sofram se isto acontecer com vocês. O único recado que dou é que percebam estas diferenças, mas não se culpem ou cobrem! Aprendam a conviver com elas e não se estressem; somente isto. Muitas vezes o que criticamos nos outros são os comportamentos que nós temos e não percebemos. Muitas vezes não gostamos de um comportamento em nós, e o outro ─ que pode ser um dos nossos filhos ─ acaba servindo de nosso espelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário