terça-feira, 7 de abril de 2015

Você será sempre o bebê da mamãe e do papai!

Filhos nascem e são considerados bebês, depois crianças, adolescentes, adultos e, ao longo da vida se tornam idosos. Esta é a lei da vida, se não for interrompida em alguma etapa. Porém, vejo muitos pais se dirigirem aos filhos como se fossem crianças, mesmo estes tendo mais de vinte anos. E por conta desta situação, observo que muitas atitudes destes filhos acabam sendo bastante infantis, embora tenham idade de adultos.

Alguns pais não preparam seus filhos para a vida como ela é. Escondem fatos, superprotegem seus sentimentos como se seus filhos ainda fossem bebês; escondem verdades de sua vida conjugal, ou seja, não explicam que é possível, muitas vezes, não se gostar mais de uma pessoa e querer passar a conviver com outra. É muito comum o fato de todos saberem ─ ou sentirem ─ que o casamento já não existe mais, porém, para não magoar os filhos, ou para que eles não sofram decepções e frustrações, manterem uma aparência e uma imagem social.  A vida não é assim.

Existem momentos de dor, de raiva, de separação, de alegria, de guardar dinheiro para conseguir um desejo, de viajar, de passear, etc. A vida é o que ela é. Agora, querer poupar os filhos e tratá-los como bebês, ou crianças, não é prepará-los para saber enfrentar as diversidades e dificuldades que a vida apresenta. E elas são tantas na vida adulta!


Pais, vocês precisam entender que não são eternos, e que a vida é uma grande surpresa; não se sabe se amanhã vocês estarão vivos, por isso, é preciso ensinar seus filhos na idade correta para cada coisa. Conheço um casal, cujos filhos tem 25 e 27 anos, sendo que a filha ─ que é mais velha ─ não sabe cuidar de si em termos de compras e escolhas de roupas, de decisão sobre questões de trabalho e de amizades, porque sempre foi poupada pela mãe, sempre recebeu prontamente as decisões e definições pelas quais deveria traçar sua vida. Com o filho, idem. Aliás, na minha opinião, com o filho ainda é pior, porque além de caçula, é homem e a mãe sempre deixou claro que ele não sabia fazer escolhas por si mesmo, nem mesmo sobre o curso superior que ele iria fazer ─ que se tornaria a sua futura profissão! Pois bem, por circunstâncias de uma fatalidade, a mãe faleceu em um acidente automobilístico, e os filhos se viram perdidos, inseguros, sem saber como lidar com o pequeno patrimônio construído pelos pais ao longo dos anos. O pai, por sua vez, já separado da mãe há 4 anos, está em um segundo casamento, morando em outra cidade, e começa a ver que seus filhos, embora maiores de idade perante a lei, não sabem fazer o básico para sobreviver porque sua mãe sempre os poupou de tudo. Afinal, estamos educando para a vida, ou tratando os filhos sempre como crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário