quinta-feira, 23 de abril de 2015

“Eu cansei! não te amo mais!”

Esta frase pode ser verbalizada entre pares de cônjuges, mas nunca entre pais para com seu filho (a). Quem ama de verdade não cansa, não desanima, não desiste nunca. Pelo contrário, quem ama de verdade ajuda, auxilia nos momentos difíceis, está junto nas alegrias e nas conquistas.

Estar junto de alguém é ter clareza do papel na vida do outro, é saber que você é o alicerce para que seu filho (a) possa, na idade certa, caminhar com autonomia por ter aprendido, com você, o que necessitava. Veja só: aprendeu a ser forte, a enfrentar a vida de frente, a ter discernimento em muitos momentos distintos, enfim, ele aprendeu com você a viver na vida!

Dizer que você se cansou de uma criança porque já falou 10, 20, 30 vezes a mesma coisa e ela ainda continua a fazer errado ─ sob o seu ponto de vista ─ não é amar nem a si próprio e nem ao outro. Já imaginou se alguém falasse para você, adulto, ...”cansei de você e não te amo mais”! Com certeza iria doer muito, não iria? Imaginem, então, para uma criança que ainda não está com sua autoestima formada, que ainda não sabe ao certo porque determinadas ações precisam ser realizadas de um jeito, e não de outro, ou mesmo que não podem e não devem ser realizadas. Vejam que, às vezes, há atitudes e situações que são permitidas de se fazer/realizar em ambiente familiar, mas não o são em ambiente externo, social. Então, como querer que a criança tenha um tipo de comportamento se o seu contato com ela é de uma pessoa controladora e não de alguém que ensina?


Pais, cuidado com o que falam e com a forma como falam! Vejam que a fala tem um poder imenso na vida de outra pessoa; ela expressa seus sentimentos bons ou ruins e, achar que falando algo negativo acabará por surtir o efeito desejado é ilusório de sua parte. Aliás, ao contrário: a fala negativa acaba gerando mais raiva, rancor, frustração, ou seja, mais comportamentos negativos. Se você está perdido e não sabe o que fazer, que tal analisar seu próprio comportamento primeiro? Ou será que você é perfeito em tudo e somente as crianças é que estão erradas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário