segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ensinar as crianças a pouparem dinheiro

Uma mãe me perguntou como fazer para que seu filho de cinco anos de idade comece a poupar o dinheiro que recebe dos avós, tios e dos próprios pais. Disse que ele ganha muitas moedas e que as coloca no porquinho, mas que ela não sabe como conduzir e ensinar a poupar para, depois, quando ele ficar maior e mais velho, saber usar o dinheiro que ganha de forma adequada.

Pedi à mãe que perguntasse para o garoto o que ele gostaria de comprar para si, qual era o seu desejo. Depois, que ela soubesse o que ele gostaria de obter, que ela fosse com ele até uma loja e que, juntos, descobrissem o valor daquele objeto desejado e escolhido por ele. É claro que nesta idade o garoto não conhece dinheiro e nem sabe fazer conta, mas a mãe pode ir educando dizendo que para ele comprar aquele brinquedo que tanto deseja ele precisa de “ x” moedas de R$1,00 por exemplo.


É preciso mostrar à criança quanto ela precisa poupar para obter aquele desejo, ou durante quanto tempo ela teria que ir guardando suas moedas, sem tentar gastar nenhuma, para conseguir comprar e pagar o tal brinquedo desejado; mas em hipótese alguma deve-se comprar o brinquedo antes. E assim, quando o garoto ganhar as moedas por parte dos avós e tios, deve-se conferir, com ele, quanto ainda falta para comprar o que quer. Pais: quero que entendam que para economizar é necessário que se tenha um objetivo em mente! É assim que juntamos as economias e fazemos esforços para obtermos o que desejamos em nossa vida adulta. Se não tivermos algum objetivo, para quê vamos economizar? Objetivo e planejamento são fundamentais para uma vida adulta de sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário