quinta-feira, 9 de abril de 2015

“Você só sabe mentir!”

Uma mãe me perguntou por que as crianças mentem tanto; ela está apavorada porque seu filho de sete anos apresenta sempre este comportamento. Para poder entendê-la melhor, fiz alguns questionamentos: na sua casa você, ou seu marido, mentem para ele? Você o controla demais, ou deixa que ele escolha e siga as suas vontades? Você permite que ele conte tudo sobre a vida dele, os amigos, as aprontações infantis, sem interferências ou recriminações? Como é o seu relacionamento com ele quando conta algo que você não acha correto?  Bem, ela foi respondendo a cada pergunta mas, no fim, ela disse assim: “Nossa, eu sou mau exemplo para ele. É isto que você está me dizendo, não é?”

Então, vamos lá: ela e o marido frequentemente mentem para o filho, fazem promessas e não as cumprem, controlam tudo por medo de que tenham amizades inadequadas; na maioria das vezes, tudo tem que ser do jeito deles, enfim, os filhos (uma menina e um menino) não escolhem suas próprias coisas; tudo é a mãe quem faz, sob a aprovação ─ ou não ─ do pai das crianças. Além disso, ela costuma muito recriminar as falas do garoto.


Pais, se vocês querem que seus filhos sejam seguros e não mintam para vocês, é simples: façam o mesmo dando o exemplo. Uma situação que é muito comum acontecer nas famílias é quando toca o telefone e se pede para que a criança atenda, dando-lhe a recomendação de que se for fulano, ou se for de tal lugar, dizer que o pai ─ ou a mãe ─ não está em casa. Pronto: ensinou a mentir!  Sem perceber, inconsciente, mas ensinou. Para que a criança não minta, ela precisa se sentir segura e que não será recriminada em hipótese nenhuma. Ela precisa ter liberdade de expressão, sem julgamentos ou castigos; ela precisa ter o exemplo dos mais velhos. Criança é espontânea e fala tudo o que pensa; mas depois de ser muito recriminada ela passa a esconder ─ ou mentir ─ sobre fatos, por conta da opressão que recebe dos pais. A escolha é sua, sejam verdadeiros com seus filhos para que eles sejam verdadeiros com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário