quinta-feira, 30 de abril de 2015

Não se culpe por colocar seu filho na escola tão cedo

Algumas mães me perguntam muito a respeito do sentimento que têm em relação à idade adequada para colocar seu filho na escola. Vivem se questionando sobre a idade certa, sobre seus sentimentos em relação a isso, sobre o fato de que, muitas vezes, sentem culpa porque precisam trabalhar e, com isso, o filho deverá ir para uma instituição educacional com quatro ou cinco meses de idade, logo após terminar o período de licença gestante da mãe, enfim, são muitos questionamentos e todos eles gerando angústias.

Sei que deve ser difícil se separar de uma criança que parece tão frágil e inocente com apenas quatro meses, que ela precisa de atenção e de cuidados especiais, porém, se não existe outra alternativa, não vejo problema algum e nem mesmo prejuízo para a sua formação; ao contrário: quantas oportunidades estas crianças terão em uma instituição de ensino que, às vezes, em casa, não teriam porque os adultos ─ ou os adolescentes ─ que com elas ficariam, não saberiam estimular adequadamente em cada fase nova de suas vidas.

Educar para a vida é ensinar desde pequeno a realidade como ela é, sem medos ou traumas, mas com cuidados. O importante a se fazer é observar e ter referências sobre a instituição educacional à qual a criança irá, justamente para trazer mais segurança para os pais; mas culpa, não! Deve-se pensar sempre o lado positivo que as situações da vida nos oferecem. Já imaginou se você não estivesse trabalhando? Será que isso não seria pior para sua família, em termos financeiros? Já imaginou privando o seu filho de alimentos, de roupas, de alguns confortos necessários dentro de uma casa, porque você não poderia oferecer, pelo fato de não ter dinheiro para tal?


Reverta seu pensamento sem culpas e, mais do que isto, sem querer compensar seu filho por sua ausência enquanto trabalha, sendo permissiva demais, deixando que ele coma o que quiser na hora que quiser, comprando brinquedos em excesso, tornando-o um incapacitado para lidar com frustrações e demais aspectos que a socialização nos brinda. Agir assim, não é formar alguém para viver a vida de maneira saudável e sociável!  Afinal, a vida é cheia de limites e de desafios e esse aprendizado a gente consegue ter desde a idade mais tenra. Saber o porquê do sim e o porquê do não é fundamental! Então, vá realizar o seu trabalho; você trabalha porque precisa e parte do que você ganha é destinada a custear a educação e o desenvolvimento de seu filho. Vamos viver sem culpas e também sem exageros! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário