quarta-feira, 8 de abril de 2015

Semanários com capas lindas, mas a realidade é outra!

Quando visito algumas instituições de educação infantil, percebo que os semanários das professoras é um capricho só. Capas pensadas com temas infantis e cheias de brilho são comuns de serem vistas. Como eu estava fazendo uma pesquisa com crianças em determinada instituição de ensino, pude observar que o que estava escrito no semanário discordava da prática da professora em seu cotidiano.

Eu não estava lá para verificar a prática da professora, e sim os relacionamentos entre as crianças, mas cheguei a algumas hipóteses e fiquei surpresa quando percebi a discordância entre o registro escrito e aquilo que era praticado. Fiquei pensando com os meus botões: Para que, então, fazer semanário se nada do que estava escrito ali fora realizado, de fato?


Perguntei à mesma por que ela não seguia o planejado e ela me respondeu que aquele caderno era somente para a coordenadora ver; que na prática do dia a dia ela seguia a vontade das crianças.  Indagada sobre o porquê disto, ela me relatou que as crianças daquela escola não conseguiriam seguir nada do que constava no planejamento, que elas não tinham condição de acompanhar as atividades propostas. Bem, eu estava ali como pesquisadora e não poderia intervir na realidade pedagógica, mas fiquei muito chocada com aquela resposta. Achar que um ser humano não é capaz é a pior coisa que poderia acontecer em uma instituição de ensino em 2015! E ainda mais, um grupo de crianças de educação infantil, quando o cérebro desses pequeninos está em uma fase brilhante de conexões e aberturas a novas aprendizagens? Como assim?  Todos nós temos limitações e somos capazes de realizar coisas extraordinárias, inclusive aprender coisas novas em qualquer idade que seja! No entanto, quando não somos estimulados para tal, podemos nos acostumar com não termos interesse pelas coisas, e aí poderemos ficar atrofiados. Como acreditar que as crianças, em pleno desenvolvimento, não são capazes? E depois, para quê fazer um caderno lindo, só pra mostrar para os superiores, totalmente oposto à realidade prática? Olhem, esta educação infantil precisa ser mudada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário