quinta-feira, 16 de abril de 2015

Colo: tem idade para parar de ter?

Ouvi uma mãe, em uma fila de banco, dizendo para um garoto de cinco anos de idade que estava sonolento e que queria colo, que ele era grande demais para querer colo. Que se ela o ficasse carregando, que sua coluna não iria aguentar, que ele já era homem e não mais um bebê para ser carregado... enfim, foi uma ladainha em cima do menino e, nada desta mãe pegar o filho no colo! Minha vontade ela de carregar aquele menino... mas, não tenho este direito de intervir!

Fiquei pensando: se eu que já sou adulta, muitas vezes quero o colo de alguém... e isto me traz uma sensação de aconchego, de felicidade, de paz, de carinho, de estar junto com o outro, de me sentir acalentada... É tão bom se sentir aconchegado no colo de alguém que amamos! Imagine este menino, de apenas cinco anos, com sono, num dia quente, querendo colo e recebendo, em troca, uma ladainha de “nãos”. Como ele deveria estar se sentindo? A última bolacha do pacote!

Quando alguém pede um colo é porque tem uma razão de ser. Prestem atenção em crianças pequenas porque se elas estão bem, então elas querem mesmo é brincar; mas se elas pedem aconchego, afago... Vejam que elas não param quando estão se sentindo confortáveis, mas quando estão com febre, com algum tipo de dor, ou desconforto ─ como sono, por exemplo,  ─ não tem uma cama por perto para se deitar, para dormir, então elas pedem colo! E por que negar?

Ainda não entendo muitos dos comportamentos dos adultos em relação às crianças, principalmente na frente de outras pessoas, querendo demonstrar e exercer o seu autoritarismo e não a sua autoridade. Reflitam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário