domingo, 29 de novembro de 2015

Mensagem final do ano de 2016

Este é último texto que publicarei no Blog este ano, mas servirá de reflexão sobre 2015. Passamos por situações difíceis na política, na economia e na área educacional neste nosso país. Estamos em plena crise, no Brasil e no Mundo. Porém, para algumas pessoas, como eu, isto não foi motivo para me desmotivar ou parar, pelo contrário.

No primeiro semestre construí a segunda Brinquedoteca Sustentável; foi na Faculdade de Hortolândia na qual sou coordenadora do curso de Pedagogia, e este projeto se concretizou graças à ajuda de todos (direção, professores, alunos, funcionários da referida Faculdade e também pessoas da comunidade local, e até mesmo de Campinas). Tenho que agradecer a todos pelo apoio nesse projeto. Ainda nesse primeiro semestre recebi mais um convite para ser coordenadora também dos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Fleming em Campinas (tanto a Faculdade de Hortolândia, quanto a Fleming, são do Grupo UNIESP), desafio aceito. Porém, não imaginava o tamanho do obstáculo a ser vencido; mas tenho comigo o lema de que os momentos de desafios e de dificuldades são os que mais proporcionam aprendizado. Assim, chego ao mês de dezembro com a certeza da missão cumprida.

No segundo semestre deste ano de 2015 fui realizar um sonho: conhecer Portugal e seu sistema educacional. Fazia muito tempo que eu aguardava por essa oportunidade; não foi nada fácil conciliar trabalho, horários e também a parte financeira, mas com o objetivo de ampliar mais meu conhecimento no campo educacional, apertei o cinto e consegui me inscrever junto a um grupo de educadores brasileiros que estavam com o mesmo objetivo.

Visitei o Agrupamento Eça de Queiroz, em Lisboa, e a famosa Escola da Ponte. Saber um pouco mais sobre outra cultura e verificar, na prática, como acontece a educação naquele país, do infantil ao ensino superior (graduação e pós-graduação) foi muito importante para eu rever conceitos aqui no Brasil. Afinal de contas, só conseguimos realizar o processo reflexivo quando temos ao menos dois objetos ─ ou momentos, circunstâncias, métodos, etc ─ para realizar a comparação e elaborar a reflexão e a síntese.

Enfim, embora a vida de professor aqui no Brasil não seja fácil, consegui superar inúmeros obstáculos e realizar um grande sonho. Esperar passar a crise para crescer é errado, pois quem cresce durante a crise vai perceber que, depois que ela passa, a pessoa está mais pronta, mais experiente e acaba saindo na frente dos demais concorrentes. Pensem nisto! Em vez de ficarem alimentando a crise, olhando para as coisas erradas e para tudo o que falta, busquem alternativas, procurem se especializar, ampliar o conhecimento e sigam em frente! O segredo do sucesso se chama trabalho, e não, desânimo!


O blog tira férias e volta em fevereiro de 2016.  Aproveitem, revejam conceitos, releiam os textos que mais lhes chamaram a atenção, busquem refletir sobre a profissão professor e a missão de ser pai e mãe. Boas Festas!  Desejo um excelente final de ano para todos. Sejam felizes sempre, e busquem a felicidade no seu interior e em suas realizações. VIVA 2016!

Um comentário: