segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Currículo: informação ou conhecimento

Currículo, segundo o dicionário informal da Web (WWW.dicionarioinformal.com.br) é um conjunto de dados relativos a um tema especifico, organizados para orientar atividades e formas de executá-las em sua finalidade. Geralmente exprime e busca concretizar intenções. No caso da educação, de uma forma geral, a intenção é que ocorra aprendizagem, e que esta sirva para ser aplicada, de fato, na vida de alguém. Portanto, o Currículo está sendo revisado atualmente no Brasil pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Existe uma série de polêmicas em torno deste novo documento que sairá em breve. Estive analisando e, mesmo com as “inovações” propostas, ainda é um Currículo que em meu conceito grande parte do conjunto de dados oferecido nacionalmente somente servirá de informação para os alunos e não efetivamente se transformará em conhecimento; isso porque alguns conteúdos não poderão ser estudados pela experiência, pois tratam de fatos históricos e não condizem com a necessidade de uma criança que mora em um determinado local, distante da história do começo da civilização humana.

Estudar a história vendo monumentos históricos de um determinado século, antes ou depois de Cristo, é algo que se aprende pela experiência. Agora, ler em livros didáticos, muitas vezes com ilustrações que mais parecem aberrações do que, de fato, a correspondência com a realidade, em nada agrega ao aprendizado de uma criança, ou adolescente, pois é distante da realidade deles.


Por isso, repensar o Currículo e entender o que, de fato, é relevante para determinada comunidade ─ e neste sentido jamais poderia ter um currículo nacional comum a todas as escolas ─ é algo muito importante e amplo para se estudar. Deveríamos ter um currículo que pudesse ser adaptado conforme a realidade local, visando gerar conhecimento, de fato, e não informação. Mas parece que meus colegas que participam deste documento estão preocupados em assegurar mais informação do que conhecimento... Será que eles sabem a diferença entre um e outro?

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