Currículo, segundo o dicionário
informal da Web (WWW.dicionarioinformal.com.br)
é um conjunto de dados relativos a um tema especifico, organizados para
orientar atividades e formas de executá-las em sua finalidade. Geralmente
exprime e busca concretizar intenções. No caso da educação, de uma forma geral,
a intenção é que ocorra aprendizagem, e que esta sirva para ser aplicada, de
fato, na vida de alguém. Portanto, o Currículo está sendo revisado atualmente
no Brasil pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Existe uma série de polêmicas em
torno deste novo documento que sairá em breve. Estive analisando e, mesmo com
as “inovações” propostas, ainda é um Currículo que em meu conceito grande parte
do conjunto de dados oferecido nacionalmente somente servirá de informação para
os alunos e não efetivamente se transformará em conhecimento; isso porque alguns
conteúdos não poderão ser estudados pela experiência, pois tratam de fatos
históricos e não condizem com a necessidade de uma criança que mora em um
determinado local, distante da história do começo da civilização humana.
Estudar a história vendo
monumentos históricos de um determinado século, antes ou depois de Cristo, é
algo que se aprende pela experiência. Agora, ler em livros didáticos, muitas
vezes com ilustrações que mais parecem aberrações do que, de fato, a
correspondência com a realidade, em nada agrega ao aprendizado de uma criança,
ou adolescente, pois é distante da realidade deles.
Por isso, repensar o Currículo e
entender o que, de fato, é relevante para determinada comunidade ─ e neste
sentido jamais poderia ter um currículo nacional comum a todas as escolas ─ é
algo muito importante e amplo para se estudar. Deveríamos ter um currículo que
pudesse ser adaptado conforme a realidade local, visando gerar conhecimento, de
fato, e não informação. Mas parece que meus colegas que participam deste
documento estão preocupados em assegurar mais informação do que conhecimento...
Será que eles sabem a diferença entre um e outro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário