terça-feira, 26 de novembro de 2013

“Temos uma professora bruxa”

Esta frase foi pronunciada por uma criança de 9 anos, referindo-se a uma professora do Ensino Fundamental. Perguntei para a mesma o que significava ser bruxa, e ela verbalizou assim: “ela grita muito, o tempo todo”.

Perguntei: “Mas por que ela grita?”. A aluna respondeu: “Ela grita quando estamos conversando, mas às vezes ela nem quer saber se estamos falando sobre a matéria, e ela já dá bronca; aí não gostamos nem dela e nem da matéria”.

Professores será que existe a necessidade de gritar tanto assim? Por que não perguntam o que as crianças estão falando, sobre o que estão falando, antes de sair gritando feita bruxa? Outra coisa: pensem que sua voz poderá ficar rouca ou até mesmo perdê-la por algum tempo se continuarem tendo este comportamento. É assim que gostam de vocês mesmas? Quem tem autoestima não faz nada para não se aborrecer e se cuida para não causar nenhum dano físico a si mesmo. Como anda a autoestima desta pessoa que vive gritando?


Professoras se amem mais, cuidem de si, do seu corpo, da sua voz, de seu cabelo, de seu modo de vestir. Existem tantas coisas baratas que podemos fazer para que cuidemos de nós mesmos. Não são necessários grandes cabeleireiros, nem grandes coisas para nos fazermos sentir mais bonitas; basta querer e não esperar que os outros façam por nós. Somente gostando de si mesmo é que podemos gostar e respeitar os outros. Difícil, não, cuidem-se.

Um comentário:

  1. Tive uma dessas professoras "bruxas"
    Que infeliz eu fui naquela época, ela quase destruiu minha autoestima, ela nem imaginava o poder que tinha nas mãos....
    Me fazia passar cada constrangimento, colocava-me na frente dos coleguinhas para ser julgada pois não conseguia aprender as contas de divisão, certo dia foi atrás de minha mãe em seu trabalho porque achava que eu não tinha dado o recado para comprar os mapinhas de plástico.....mas eu havia falado para minha mãe só que ela não tinha dinheiro....tudo isso abala demais a estrutura de uma criança.

    Felizmente Deus tirou ela do meu caminho no meio do ano e que feliz eu fui com a outra Professorinha!!!!! ( não, ela não morreu, mudou para outra escola)
    Por fim deu tudo certo, afinal como diz aquele pensamento: "o ruim não é o que fizeram com você, mas sim o que você fez com o que fizeram com você..."
    Abs,
    Regininha

    ResponderExcluir