terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sempre as mesmas músicas, sempre as mesmas histórias!

A professora só conta as mesmas músicas e as mesmas histórias, já estou cansada... ─ falou uma criança de 5 anos de idade para sua mãe. Vamos às análises deste fato:

Uma criança que está  em pleno desenvolvimento precisa receber uma boa quantidade de conhecimentos para, depois, aplicar em sua vida como um todo; ela necessita de novidades, de desafios, de questionamentos, precisa ter dúvidas para encontrar as possíveis soluções! Se ela tem um professor que só canta as mesmas músicas e contam as mesmas histórias, esta maneira de dar aulas acaba por não proporcionar novos interesses e, como consequência,  novas aprendizagens nos pequenos.

Com crianças desta idade devemos propiciar várias histórias, diversos conteúdos relacionados com a vida prática, com o ambiente e com as relações sociais. Mas é preciso ter cuidado com o tipo de histórias que se traz  ou que se conta, já que existem aquelas que  são construtivas e outras que causam preconceitos ou dão maus exemplos. Leiam e reflitam sobre as histórias antes de contá-las. Verifiquem se elas trazem uma mensagem de respeito e consideração para com o ambiente ou com o próximo, assuntos que podem ser debatidos, depois, e solicitados como outros casos e exemplos a serem seguidos e a serem considerados!

Propiciar vários estilos musicais faz com que as crianças conheçam e ampliem seu repertório cultural e que, principalmente, ativem seu cérebro de maneira diferente, já que  cada ritmo provoca uma sensação e um estado de espírito com sua melodia.
É claro que não estou dizendo aqui que devemos colocar músicas polêmicas que podem gerar problemas ─ até mesmo com as famílias das crianças! ─ mas estou falando dos ritmos que devem ser trabalhados pela escola (samba, frevo, axé, MPB, marchas, hinos, música clássica, etc.) Cada tipo de música oferece e expressar o registro de um momento histórico-cultural. Vejam quantas aprendizagens a música pode trazer para a sala de aula!


Todos nós, adultos, enjoamos se sempre ouvirmos as mesmas histórias e as mesmas músicas! Então, por que fazer isto com as crianças? Inove, mude, acrescente e veja o quanto será gratificante para todos: professores, alunos e até mesmo para os familiares! Aposto como vocês se surpreenderão! 

Um comentário: