domingo, 16 de março de 2014

Educando a criança a ser empreendedora e a dar valor ao dinheiro

Esta história é muito interessante e um excelente exemplo de como educar uma criança a dar valor ao dinheiro. Uma menina de 5 anos queria comprar uma boneca da moda, não posso aqui revelar marcas, mas é uma boneca pequena que tem asas de borboleta, vocês já devem saber de qual estou falando. Pois bem, a menina queria este brinquedo, mas os pais disseram a ela que não poderiam comprar. A criança, muito esperta, disse assim: “mas eu tenho dinheiro no meu cofrinho!” Quebraram, então, o cofrinho, contaram as moedas, mas o dinheiro não era suficiente.

A garotinha muito esperta disse então: “já sei! lá na casa da vovó tem outro cofrinho que é meu, então vamos lá contar e juntamos para ver quanto de dinheiro eu tenho”. Os pais foram até a casa dos avós contaram, mas ainda faltavam R$5,00. A menina não tinha noção de dinheiro, mas ao ver 5 moedas de 10 centavos na bolsa da mãe disse que já tinha todo o dinheiro se a mãe desse mais aquelas moedinhas para ela. Os pais se sentaram com a criança, explicaram que precisava de mais 5 moedas de um real e que aquelas eram de 10 centavos. Com dó da criança, os pais completaram o dinheiro que faltava, foram até a loja e a menina comprou o brinquedo tão desejado.  Mas disseram que quando ela juntasse mais moedas no valor que era necessário, que ela devolveria os cinco reais dados pelos pais. Promessa cumprida! Quando ela juntou as 5 moedas devolveu aos pais.


Eu ouvi esta história e achei bem interessante, pois este é um exemplo construtivo, no qual os pais estavam ensinando o valor do comprar. Quando conheci a garotinha, ela veio correndo me mostrar e contar que ela havia comprado aquela boneca com o seu dinheiro;  nisto, eu perguntei a ela: ”e agora você está juntando dinheiro para comprar o que?” Ela me respondeu que era para comprar outra boneca que ela queria tanto; de minha parte eu contribui com ela dando-lhe uma moeda de R$1,00 real e, para o meu espanto, ela correu guardar a mesma em sua bolsa, pois  sabe o valor que aquilo tem. Parabéns aos pais que tiveram esta atitude construtiva de educar, mostrando o quanto custa para ganharmos dinheiro e comprarmos o que queremos. Que sirva de exemplo!

Um comentário:

  1. Um bela história. Caso semelhante ocorreu em casa. Minhas filhas queriam comprar um boneco em formato de leão que rugia quando apertado. Muito caro. Como estava montando uma pela de teatro sugeri que elas atuassem na peça e com o cachet poderiam comprar o tal boneco. Dito e feito. A peça era Peter Pan, uma foi a Sininho e, para a outra, criei um novo personagem, a Badalinho. Ensaiaram com vontade e apresentamos. Teatro lotado, as três sessões. Ao final cachet pago em notas pequenas. Um bolo de dinheiro. Compraram o boneco e ficam sem um tostão. Nunca mais se interessaram por coisas caras demais. Agora , pensam muito antes de gastar. Elas tinham 11 e 12 anos na época.
    foto em www.petecaeventos.com.br/pan.htm

    ResponderExcluir