terça-feira, 11 de março de 2014

Se você não comer, não tem brinquedo, nem parque, não tem nada mais hoje!

Muitas mães e pais tomam esta atitude forçando a criança a comer, e pensam que, com isto, estão fazendo o correto, forçando as crianças. Estas atitudes podem piorar a situação de comida que deve ser algo saudável e prazeroso para a criança. Entendo a preocupação dos pais com alimentação, e acho que é normal se preocupar, sim, com a alimentação dos filhos (as), porém, alguns exageros podem levar a distúrbios de alimentação e não à criança a se alimentar direito.

Já perguntaram para as crianças por que elas não querem comer? Se não estão com fome, se exageraram em alguma refeição anterior? Se estão se sentindo bem? Muitos outros questionamentos podem ser feitos para detectar o que está acontecendo com as crianças que não querem comer.   Mas sem briga, sem forçar nada, sem xingar e, principalmente, sem bater.


Se a criança estiver apresentando algum distúrbio constante e não quiser comer sempre, isto é motivo de preocupação e o caso deve ser encaminhado a um especialista. Agora, se por algum motivo naquele determinado dia não quer comer, deixe-a sem comer, mas sem ameaças ou chantagens. O que não pode é deixar sem comer as principais refeições e depois dar “bobagens” do tipo bolachas/biscoitos, doces. Deixe-a sem almoçar, por exemplo, e quando estiver com fome, dê a comida que ela iria almoçar. Muitas crianças que vivem em ambientes de chantagens têm atitudes de não se alimentarem direito em alguma refeição e, depois, comem bobagens porque os pais com medo da subnutrição acabam deixando. Isto não é o mais correto! Evite qualquer tipo de chantagem, assim, seu filho (a) será um adolescente e adulto consciente de seus atos.  Comida deve ser algo de muita responsabilidade por parte de cada um porque somos aquilo que comemos e o que bebemos. A autoestima também está relacionada com a maneira pela qual nos alimentamos. Se quiserem ser saudáveis, devem sempre ter atitudes saudáveis consigo mesmos.

Um comentário:

  1. Excelente reflexão! Para alguns adultos fica difícil usar a imaginação como o fazem as crianças. Talvez na hora da comida ela está em uma missão super secreta em Marte e nem, por um segundo, pode se distrair. Com um pouco de imaginação podemos entrar nesse mundo do faz de conta e oferecer uma super dose de vitamina para este herói vindas da micro nave Garfus. Transformar o prato em uma ilha do tesouro e iniciar junto com a criança a caça aos feijões mágicos escondidos por entre as alfaces selvagens, também vale.

    ResponderExcluir