quinta-feira, 5 de março de 2015

Berços diferentes e assustadores: cada uma!

Um escultor americano projetou um berço infantil inspirado em um filme de Tubarão. O berço era engolido pela boca de um tubarão! O pior é que o anúncio dizia: “Criatividade inusitada”. Muito bem: criativo, sim, mas a foto era assustadora! O bebe dormindo parecia estar sendo engolido pelo enorme tubarão.

Fiquei pensando como isto poderia ser assustador para a criança, e vocês podem estar pensando que um bebe não sabe o que é um tubarão, e nem o filme em questão. Mas... se quando maiorzinho ele percebesse do que se tratava e guardasse em sua memória, no hipocampo do cérebro, este registro, isto poderia lhe trazer consequências mais tarde, mesmo que de forma inconsciente. E ainda mais: todo adulto, ou mesmo uma criança maior, quando fosse ao quarto do bebe e se deparasse com a tal criatividade do berço, não deixaria de se lembrar do filme, de reportagens ou documentários de TV informando sobre pessoas que perderam a vida ou partes de seu corpo pela investida de um tubarão... e tudo isso seriam sentimentos de medo que estariam sendo jorrados naquele quarto infantil e, com certeza, absorvidos pelo bebe em questão!


Muitos de nós possuímos medos que não sabemos de onde vem, mas que, com certeza, têm origem na infância, tendo ficado armazenados em nossa memória inconsciente. Voltando ao berço, espero que ele seja, no mínimo, muito mais confortável que os berços convencionais para que ele possa trazer tranquilidade num momento tão importante que é o sono. Neste momento, precisamos de paz, tranquilidade, relaxamento para que nossa mente descanse e se refaça para o outro dia. E com a criança, seja um bebe recém-nascido, ou mesmo um jovem pré-adolescente, a necessidade de um sono tranqüilo, sem medos ou interrupções é, também, fundamental! Enfim, se eu pudesse falar alguma coisa para esse designer, ou para os pais que adotassem a ideia de colocar um berço, como esse, no quarto de uma criança, eu diria: Cada uma! Sem noção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário