segunda-feira, 23 de março de 2015

Má postura e marcas vermelhas nos ombros: sinal de uso inadequado da mochila escolar!

Outro dia estava observando a saída de uma escola, e percebi que alguns alunos estavam com má postura, carregando uma mochila muito pesada, sendo que pude ver que algumas crianças apresentavam até mesmo marcas vermelhas nos ombros. Perguntei a uma aluna por que usava uma mochila tão pesada e ela me respondeu dizendo que naquele dia ela tinha que trazer para a escola três livros de disciplinas diferentes, sendo que cada uma dessas disciplinas também tinham um caderno próprio. Por isto, todas as quartas-feiras sua mochila era pesada demais. Verifiquei que não era uma mochila tipo mala, com rodinhas, mas aquela de colocar nas costas.

Professores: será que vocês não conseguem, junto com a coordenação, fazer um horário de aulas que evite tamanho desconforto para as crianças na hora de fazer sua mochila para aquele dia letivo? Três livros e três cadernos diferentes, mais uma série de lápis e canetas, estojo, lanche, enfim, isso tudo pesa muito!   Também seria o caso de orientar os pais destas crianças para que providenciassem mochilas com rodinhas; assim, a criança não ficaria com marcas nos ombros e nem mesmo com má postura.

Muitos professores devem estar pensando que isto é problema dos pais e não da escola.  Não concordo! Isto é um problema de saúde que envolve uma criança e a responsabilidade é de todos. Jogar a culpa no outro é ser omisso diante de um problema grave.  A criança poderá ter sérios problemas de coluna, ao longo da vida, por ter usado, durante os anos de vida escolar, uma mochila inadequada ao seu tamanho e peso corporal. Orientem os pais e também as crianças para que sua saúde física seja preservada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário